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Biblioteca

Sobre a Superintendência

O Departamento de Bibliotecas de Uberaba, cuja sede é no Palácio da Cultura Dr. Lúcio Mendonça de Azevedo, é composta pelas seguintes bibliotecas: 

 

1 – Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães;

2 -  Biblioteca Pública Municipal Antônio Carlos Marques;

3 – Biblioteca Comunitária Professor Antônio Bernardes Neto ;

4 – Biblioteca CEU das Artes ;

 

Missão

 

Promover o livre acesso à leitura, informação e cultura, atendendo de maneira contextualizada e qualificada à comunidade uberabense, assegurando o respeito à pluralidade étnica, ideológica e cultural e auxiliando no desenvolvimento científico e intelectual do cidadão na plenitude de sua formação.

 

 

Manifesto da Unesco

 

Durante o  PGI Council Meeting da UNESCO, ocorrido em Paris em 29/11/94, o conselho aceitou e aprovou o Manifesto da Biblioteca Pública preparado sob os auspícios da Seção de Bibliotecas Públicas da IFLA. Liberdade, prosperidade e desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Eles serão alcançados somente através da capacidade de cidadãos, bem informados, para exercerem seus direitos democráticos, e terem papel ativo na sociedade.

 

Participação construtiva e desenvolvimento da democracia dependem tanto de educação adequada, como do livre e irrestrito acesso ao conhecimento, pensamento, cultura e informação. A Biblioteca Pública, porta de entrada para o conhecimento, proporciona condições básicas para a aprendizagem permanente, autonomia de decisão e desenvolvimento cultural dos indivíduos e grupos sociais.

 

Este Manifesto proclama a crença da UNESCO na biblioteca pública como força viva para a educação, cultura e informação, e como agente essencial para a promoção da paz e bem estar espiritual da humanidade. Em decorrência, a UNESCO estimula governos nacionais e locais a apoiar e comprometerem-se ativamente no desenvolvimento das bibliotecas públicas.

 

 

A Biblioteca Pública

 

A Biblioteca Pública é o centro local de informação, disponibilizando prontamente para os usuários todo tipo de conhecimento.

Os Serviços fornecidos pela Biblioteca Pública baseiam-se na igualdade de acesso para todos, independente de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou status social. Serviços e materiais específicos devem ser fornecidos para usuários inaptos,  por alguma razão, a usar os serviços e materiais regulares, por exemplo, minorias linguísticas, pessoas deficientes ou pessoas em hospitais ou prisões.

 

Todas as faixas etárias devem encontrar material adequado às suas necessidades. Coleções e serviços, devem incluir todos os tipos de suporte apropriados e tecnologia moderna bem como materiais convencionais. Alta qualidade e adequação às necessidades e condições locais são fundamentais. O Acervo deve refletir as tendências atuais e a evolução da sociedade, assim como a memória das conquistas e imaginação da humanidade. Coleções e serviços não podem ser objeto de nenhuma forma de censura ideológica, política ou religiosa, nem de pressões comerciais.

 

 

Missões da Biblioteca Pública

 

 As seguintes missões básicas relacionadas à informação, alfabetização, educação e cultura devem estar na essência dos serviços da biblioteca pública:

 

• Criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças desde a mais tenra idade;

• Apoiar tanto a educação individual e autodidata como a educação formal em todos os níveis;

• Proporcionar oportunidades para o desenvolvimento criativo pessoal;

• Estimular a imaginação e criatividade da criança e dos jovens;

• Promover o conhecimento da herança cultural, apreciação das artes, realizações e inovações científicas;

• Propiciar acesso às expressões culturais das artes em geral;

• Fomentar o diálogo intercultural e favorecer a diversidade cultural;

• Apoiar a tradição oral;

• Garantir acesso aos cidadãos a todo tipo de informação comunitária;

• Proporcionar serviços de informação adequados à empresas locais, associações e grupos de interesse;

• Facilitar o desenvolvimento da informação e da habilidade no uso do computador;

• Apoiar e participar de atividades e programas de alfabetização para todos os grupos de idade e implantar tais atividades se necessário.

 

 

Recursos, Legislação e Rede

 

A Biblioteca Pública deve por princípio ser gratuíta.

 

A Biblioteca Pública é de responsabilidade das autoridades locais e nacionais. Deve ser apoiada por uma legislação específica e financiada pelo governo nacional e local. Deve ser componente essencial de uma estratégia a longo prazo para cultura, informação, alfabetização e educação.

Para assegurar a coordenação e cooperação das bibliotecas por todo o país, a legislação e planos estratégicos devem também definir e promover uma rede nacional de bibliotecas baseada em normas de serviço.

 

A rede de bibliotecas públicas deve ser concebida tendo em vista sua relação com as bibliotecas nacionais, regionais, especializadas tanto quanto, as bibliotecas escolares e universitárias.

 

 

Operação e Administração

 

Deve ser formulada uma política clara definindo objetivos, prioridades e serviços relacionados com as necessidades da comunidade local. A Biblioteca Pública deve ser efetivamente organizada e respeitar padrões profissionais de operação.

 

Deve ser assegurada a cooperação com parceiros adequados, por exemplo grupos de usuários e outros profissionais, em âmbito municipal, regional, nacional e internacional.

 

Os Serviços devem ser fisicamente acessíveis a todos os membros da comunidade. Isto requer que o prédio da biblioteca esteja bem localizado, com instalações corretas para leitura e estudo, assim como tecnologias adequadas e horário de funcionamento conveniente aos usuários. Isto implica também na extensão dos serviços aos usuários impossibilitados de frequentar a biblioteca.

 

Os Serviços da biblioteca devem ser adaptados às diferentes necessidades das comunidades em áreas rurais e urbanas.

O bibliotecário é um intermediário ativo entre usuários e recursos. A educação profissional e contínua do bibliotecário é indispensável para assegurar serviços adequados. Programas de extensão e  educação do usuário devem ser promovidos visando ajudá-lo a beneficiar-se de todos os recursos disponíveis.

 

Implantação do Manifesto

 

Os administradores em âmbito nacional e regional e o universo da comunidade bibliotecária, em nível mundial, estão desta forma convocados a implantar os princípios expressos neste Manifesto.

 

Traduzido pela equipe FBN, do IFLA Journal. V. 21, nº 1, 1995. P-66-67.