Ipserv recebe certificação do Ministério da Previdência de boas práticas de gestão

05/02/2025 08:00:00

Ipserv recebe certificação do Ministério da Previdência de boas práticas de gestão

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, o Ipserv, foi reconhecido pelo Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União - PRÓ-GESTÃO NÍVEL II”, pela implantação de boas práticas de gestão na instituição.

Avaliado através de auditoria pelo Instituto Totum, órgão credenciado pelo Ministério da Previdência social - MPS, o certificado é um reconhecimento aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) que cumprem requisitos de boas práticas de gestão. O objetivo é incentivar e reconhecer os que buscam a sustentabilidade financeira e que analisa riscos e expectativas, utilizando técnicas de estatística e matemática financeira desses regimes.

Segundo o presidente do Ipserv, Márcio Adriano Oliveira Barros, o processo para receber o certificado foi de dois anos e meio, com início em 2022 e conclusão em dezembro de 2024. O primeiro passo foi o alinhamento do instituto com o governo municipal e a inserção da certificação no planejamento estratégico do município.

"Estamos no caminho certo, buscando o crescimento e o desenvolvimento na inovação colocando à disposição dos nossos servidores, tanto os ativos como os inativos serviços de excelência, elevando o Instituto num patamar de credibilidade e de referência, tanto junto ao Ministério da Previdência como no nosso estado mineiro e também nacionalmente", explica Márcio.

Para ele, o instituto dá um salto no avanço e na inovação e proporciona vantagens como a melhoria na organização das atividades e processos; Incremento da produtividade e aumento da motivação por parte dos servidores; Redução de custos e do retrabalho com a padronização e manutenção de rotinas de boas práticas; mais transparência e facilidade no acesso à informação aos segurados e a sociedade. Além disso, a certificação promove o fortalecimento da confiança dos segurados, beneficiários e sociedade, com a promoção de uma gestão mais eficiente e responsável com os recursos previdenciários.