09/08/2023

Agosto Lilás: Prefeitura de Uberaba lança o programa Salve Uma Mulher

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), lançou nesta quarta-feira (9) o programa Salve Uma Mulher. A iniciativa capacitará servidores e funcionários da iniciativa privada para orientar a vítima de violência doméstica como buscar ajuda.

O lançamento do programa ocorreu durante a abertura do "Agosto Lilás" - Mês de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A data é uma alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.

A primeira etapa do programa inclui a capacitação, até o fim deste mês, de profissionais de beleza e de servidores das áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. A proposta é instruir trabalhadores que lidam diariamente com o público feminino acerca dos tipos de violência doméstica e da existência de uma rede de proteção à vítima.

A capacitação será ministrada por servidores do Centro Integrado da Mulher (CIM), porta de entrada do Município para casos de agressão contra a mulher, e por agentes da Saúde. A Prefeitura de Uberaba também fornecerá materiais gráficos com informações úteis para fixação nos estabelecimentos.

"Profissionais que atendem mulheres podem nos ajudar a instruí-las acerca da existência de uma rede de proteção e orientá-las a buscar ajuda das autoridades competentes. Combater a violência doméstica é um papel não só do Poder Público, mas de toda a sociedade", disse a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

A chefe do Executivo também destacou avanços da gestão na área, como o cofinanciamento de 20 vagas em unidade de acolhimento institucional para abrigar a vítima com risco de vida e o fornecimento de vale-transporte para assegurar o acesso da mulher aos diversos serviços oferecidos pela rede.

Por sua vez, a secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins, ressaltou a união do Executivo, Legislativo, Judiciário e Forças de Segurança Pública em defesa da mulher em situação de violência. "Em Uberaba, podemos nos orgulhar da nossa rede de proteção à mulher, que tem andado de mãos juntas. Não é à toa que temos aqui, hoje, representantes de vários órgãos e instituições de defesa dos direitos da mulher", ressaltou.

Ainda durante esta quarta-feira, teve início o programa Salve Uma Mulher. Cerca de 200 servidores do Município passaram pela capacitação, que contou com a participação da titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Mariana Pontes, da psicóloga do CIM, Sandra Leite, e da assistente social do Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), Ana Cláudia Bertagna.

Estiveram presentes na abertura do Agosto Lilás, a coordenadora especial de Políticas Públicas para Mulheres, Anna Maia, a subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Jéssica Beatriz, a secretária adjunta de Educação, Juliana Petek, e representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiro e da Penitenciária de Uberaba.

Secretaria Especial de Comunicação