02/05/2022

UAI retoma atividades como artesanato e musculação

A Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou, nesta segunda-feira (2), a retomada das atividades de artesanato, bateria de samba, baralho, forró, musculação e sinuca. Nesta etapa, foram oferecidas 224 vagas para idosos de 60 anos ou mais, todas preenchidas.

O início compreende a segunda fase do plano de retomada gradual das atividades presenciais na UAI, diante do avanço da imunização contra o coronavírus e da queda expressiva de casos e óbitos pela doença em Uberaba. Para fazer parte, é preciso estar com o esquema de imunização contra a Covid-19 completo.

Luciana Martins, de 82 anos, faz parte da turma do baralho e voltou animada para jogar truco. Para ela, os parceiros de jogo são amigos. "Foi bom demais da conta essa volta. Sempre joguei baralho na UAI. Tenho amizades boas lá. Estava muito acostumada a ir pra lá todos os dias. Foi um sufoco danado ter que ficar quieta", disse.

A gerente da Unidade, Sáthia Silva de Almeida, ressaltou que mesmo diante do cenário epidemiológico positivo, as normas de segurança contra o coronavírus permanecem. "A entrada e saída ocorrem em locais diferentes, não é permitida a presença de acompanhante e os espaços de atividades coletivas estão demarcados para garantirmos o distanciamento de 1m recomendado pelo Decreto Municipal em vigência.” A medição da temperatura continua.

Na primeira etapa do plano de retomada da Unidade, em dezembro do ano passado, voltaram as aulas de ginástica, dança de salão individual, psicoterapia e oficinas, após mais de 1 ano e meio de atividades suspensas por causa da pandemia. O último estágio prevê o retorno da hidroginástica, no segundo semestre de 2022.

A UAI fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1.254 - Parque do Mirante.