05/08/2023

Agosto Lilás: ações ao longo do mês reforçam combate à violência doméstica

A Prefeitura de Uberaba lançará, na próxima quarta-feira (9), a campanha Agosto Lilás 2023. Ao longo do mês, ações reforçarão o combate à violência doméstica no Município. O mês temático é uma alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. A campanha é coordenada pelas secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde e também pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Na abertura da campanha, será lançado o programa Salve uma Mulher, que capacitará servidores e funcionários da iniciativa privada para orientar a vítima. O público-alvo da primeira etapa do programa inclui profissionais de beleza e servidores das áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Anna Maia, a proposta é instruir trabalhadores que lidam, diariamente, com o público feminino acerca dos tipos de violência doméstica e da existência de uma rede de atendimento e acolhimento à mulher. A Prefeitura de Uberaba também fornecerá material gráfico com informações úteis para fixação nos estabelecimentos e fornecimento à vítima.

"Com informações básicas, mas necessárias, esses profissionais poderão orientar a vítima a buscar ajuda nos órgãos competentes, às vezes desconhecidos por ela, quando perceberem algum indício de situação de violência doméstica", ressaltou Anna Maia.

A capacitação será ministrada por servidores do Centro Integrado da Mulher (CIM), porta de entrada do Município para casos de agressão contra a mulher, e por agentes da Saúde. O treinamento para servidores ocorrerá durante o lançamento da campanha do Agosto Lilás, enquanto o encontro com profissionais da beleza está marcado para o dia 21.

Já em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Uberaba, profissionais do CIM levarão informações acerca da Lei Maria da Penha para alunos do Ensino Fundamental II. Cinco escolas municipais receberão a ação, entre 21 e 25 de agosto. São elas: Esther Limírio Brigagão, Professora Geni Chaves, Dr. Aluízio Rosa Prata, Arthur de Mello Teixeira e Professora Olga de Oliveira.

Dentro do Agosto Lilás estão programadas blitz de conscientização e panfletagem em pontos de fluxo intenso, como terminais de ônibus e a região Central de Uberaba. Ainda, o Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) promoverá, durante todo o mês, sala de espera temática para divulgar a rede de enfrentamento da violência doméstica e os canais de denúncia.

A programação do Agosto Lilás do Município será encerrada em 27 de agosto (domingo), com distribuição de material gráfico orientativo na Concha Acústica, durante o evento musical Domingo na Concha.

Denuncie - A violência doméstica pode ser denunciada pelo 153 da Guarda Civil Municipal, pelo 190 da Polícia Militar ou pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Localizado na Rua Luiz Próspero, 242 - Parque das Américas, o Centro Integrado da Mulher oferece atendimento psicossocial, assistência jurídica e orientação à vítima. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e está ao lado da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).