02/06/2022

Governo Municipal promove capacitação para o Teste do Pezinho

Nesta sexta-feira (3), vai acontecer a capacitação dos profissionais de Saúde que realizam o Teste do Pezinho no município. O treinamento será realizado pelo departamento de Vigilância Epidemiológica, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura, das 13h30 às 18h. O recrutamento pelo link de inscrição prévia: https://forms.gle/FGE4qwDdhEYaokwX8.

O objetivo da ação é levar mais informações a esses profissionais sobre as normas técnicas de coleta, armazenamento e envio de amostras coletadas visando à detecção precoce de doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas referentes ao Programa de Triagem Neonatal – Teste do Pezinho, que poderão causar danos irreversíveis ao bebê.

A capacitação terá início com uma explanação sobre “Doenças Triadas no Teste do Pezinho”, por meio da referência médica do Teste do Pezinho, Dra. Heloisa Palhares, e a médica geneticista Dra. Ana Karolina Maia de Andrade.

Em seguida, as técnicas do departamento, Marlene Sabino e Virgínia Coelho, irão explicar sobre as “Normas técnicas do Teste do Pezinho” (preenchimento do envelope, amostras inadequadas, protocolos e envio das amostras).

Após intervalo, os enfermeiros Adriano Sarreta e Fabiana Fernandes Silva de Paula vão falar sobre “Normas técnicas para coleta e armazenamento do Teste do Pezinho”.
A capacitação retomará no dia 10 de junho.