23/05/2023

Presidente do Ipserv assume coordenação regional da Amiprem no Triângulo e Alto Paranaíba

Equipe do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipserv) esteve em Belo Horizonte, nos dias 18 e 19 de maio, para participar do 21º Seminário da Associação Mineira dos Institutos de Previdência Municipais e Estadual (Amiprem). Na ocasião, o presidente Márcio Adriano Oliveira Barros tomou posse como coordenador regional da entidade no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que abrange 42 municípios.

Márcio contou que atendeu ao convite do presidente da Amiprem, André Luiz Goulart, para assumir a coordenação regional, em razão do trabalho que está sendo realizado no Ipserv. “Trata-se de uma grande oportunidade de troca de informações, experiências, bem como o fortalecimento dos institutos mineiros frente ao Ministério da Previdência Social, representando e levando o nome de Uberaba para todo o Estado”, disse.

O Seminário teve, ainda, o objetivo de promover o fortalecimento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e proporcionar aos gestores e servidores aprimoramento dos diversos conceitos, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e o Ministério.

Estiveram representadas mais de 60 cidades no evento. Durante os dois dias de evento, foram abordados diversos assuntos, tais como: os próximos passos da certificação, principais questões das regras de benefícios tornando o Sistema de Gestão de Consultas e Normas dos Regimes Próprios de Previdência Social (Gescon-RPPS) mais acessível e compreensível.

Foram tratados também temas como a gestão de investimentos, atualização da compensação previdenciária, equacionamento do déficit atuarial no novo Sistema Informatizado de Fiscalização de Atos de Pessoal (Fiscap), criado com o intuito de tornar mais célere e efetiva a fiscalização dos atos de pessoal, permitindo cruzamentos de dados para apoiar o controle externo realizado pelo TCE-MG.