27/04/2022

Controladoria compartilha experiências de correição em evento da CGU

A controladora adjunta de Uberaba, Júnia Camargo, e a responsável pelo Departamento de Correição, Nathália de Carvalho Bisinotto, participaram da edição mineira do evento Diálogos Correcionais, em Belo Horizonte, durante os dias 25 e 26 de abril. O evento é promovido pela Corregedoria-Geral da União, unidade vinculada à Controladoria-Geral da União (CGU).

No primeiro dia do evento, a controladora adjunta fez parte do painel dedicado à gestão correcional e compartilhou as experiências no âmbito do Município. Participaram do painel, além de Júnia, o corregedor-geral da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, Vanderlei Daniel da Silva, e a diretora de gestão do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SisCOR), Débora Queiroz Afonso.

Durante o painel, Júnia apresentou as principais vias para solução consensual de conflitos funcionais no Município: advertência pedagógica, acordo de não-persecução administrativa e o Conselho de Ética. Em sequência, ela apontou o número de Processos Administrativos Disciplinares (PADs) concluídos em 2021 - 34 - e até março de 2022 -  nove - pela Controladoria-Geral. "A maioria - 30% - resultou em suspensão do servidor. Em média, são instaurados 30 PADs por ano no Município", apontou.

Por fim, Júnia expôs as principais iniciativas da Controladoria-Geral para prevenir infrações funcionais, a exemplo do Café com Ética, evento que discute com o servidor os principais aspectos do Código de Ética, e a divulgação de conteúdo nas redes sociais do órgão sobre os deveres e vedações ao agente público. "A correição deve ser vista, também, a partir de um viés preventivo. Nossa intenção com essas ações é que haja uma mudança de cultura organizacional", enfatizou a controladora adjunta.

A programação do evento também contou com painéis sobre inovação correcional, responsabilização de entes privados e responsabilização de agentes públicos, além de palestra com o corregedor-geral da União, Gilberto Waller Júnior. Estiveram presentes o controlador-geral de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle; o controlador-geral de Belo Horizonte, Leonardo Ferraz, e a superintendente da Controladoria-Regional da União em Minas, Moísa de Andrade.

Com vistas ao fortalecimento da atividade correcional, o objetivo do evento é promover o debate de questões relativas à atuação das corregedorias, a partir do intercâmbio de experiências e boas práticas. O encontro reúne servidores da área de unidades federais, estaduais e municipais.