20/01/2023

7° Congresso da Pessoa com Deficiência começa na próxima semana

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) da Prefeitura de Uberaba promoverá nos dias 25, 26, 27, 28 e 30 de janeiro o 7° Congresso Regional da Pessoa com Deficiência, de forma online. As inscrições, gratuitas, estão abertas em uberaba.mg.gov.br/seds.

Dos desafios da inclusão à valorização da diversidade, passando pela violação de direitos da pessoa com deficiência e pelas dificuldades cognitivas no processo da aprendizagem, a 7ª edição do Congresso contará com a participação de mais de 20 palestrantes.

Entre os convidados estão a promotora de Justiça aposentada com atuação na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, Claudia Freddo, o juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Uberaba, Marcelo Geraldo Lemos, o presidente da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (ONDA-Autismo), Fábio Cordeiro, e o coordenador da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão do Rotary Club de Encruzilhada do Sul (RS), Anderson Zerwes.

"O evento vem para buscarmos aprimorar as políticas públicas existentes e enxergarmos alternativas que promovam a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Será um momento de aprendizado e interação entre esse público, profissionais, gestores, estudantes e demais atores que compõem o sistema de garantia de direitos", pontuou a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes.

O 1º Simpósio de Diversidade, Equidade e Inclusão, em que convidados de diferentes cidades compartilharão experiências com êxito de inclusão, foi integrado à grade do evento.

A programação completa do Congresso está disponível no site da Prefeitura de Uberaba. As atividades dos cinco dias serão transmitidas pelo canal "Portas Abertas" no YouTube.