19/05/2022

Congresso Regional de Conselheiros Tutelares continua nesta sexta

Começou nesta quinta-feira (19), em Uberaba, o I Congresso Regional de Conselheiros Tutelares. Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, o evento é promovido pelo Governo Municipal em parceria com os conselhos municipais de Assistência Social e de Direitos da Criança e do Adolescente. As atividades continuam nesta sexta-feira (20).

encontro ocorre no Centro Cultural José Maria Barra, das 8h às 18h, com transmissão pelo YouTube do Projeto Portas Abertas. Além dos conselheiros tutelares, participam do Congresso demais atores da rede de proteção, como assistentes sociais, profissionais da Educação e do sistema Judiciário.

Para a secretária de Desenvolvimento Social de Uberaba, Gicele Gomes, o Congresso é uma oportunidade para qualificação dos profissionais e contribuirá para a efetivação de políticas públicas voltadas ao público infantojuvenil.  "Nós estamos aqui para eles e por eles: as crianças e os adolescentes", enfatizou, durante a abertura do Congresso.

No primeiro dia de Congresso, destaque para a presença do procurador de Justiça no Paraná, Murillo Digiácomo, e do presidente do Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares, Carlos Guilherme Cruz, convidados da mesa temática sobre a função do conselho tutelar na promoção dos direitos.

Também foram temas de conversas os mitos e verdades sobre o órgão, com a participação da coordenadora estadual de Política Pró-Criança e Adolescente, Elaine Quaresma, o papel do Sistema de Justiça e os desafios do trabalho em rede. As discussões podem ser conferidas na íntegra pelo YouTube.

Para sexta-feira, estão marcadas outras quatro mesas temáticas, dedicadas a debates sobre sistema socioeducativo, importância do Conselho Municipal de Direito, violência infantojuvenil  e acolhimento institucional e familiar. A programação completa está disponível no site do Governo Municipal.

O I Congresso Regional de Conselheiros Tutelares é realizado no âmbito da Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Uberaba, encerrando a programação.