12/09/2022

Pré-conferências de Saúde começam na próxima quarta-feira

Está marcada para quarta-feira (14) a Pré-conferência Distrito I, preparatória para a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Uberaba. Será na sede da Funel (Av. Orlando Rodrigues da Cunha, 1.837, bairro Abadia), das 18h às 22h. Os eixos temáticos a serem discutidos nas Pré-conferências serão “Saúde como direito”; “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”; e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”.

Já a Pré-conferência Distrito II acontecerá no anfiteatro do Hospital Regional (Av. Alexandre Barbosa, 106, bairro Mercês), no dia 21 de setembro, no horário das 18h às 22h. E a Pré-conferência Distrito III será promovida na sede do Cemea Boa Vista (Av. Djalma Castro Alves, 340, bairro Indianópolis), no dia 28 de setembro, das 18h às 22h.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cézar William de Melo Ribeiro, considera que "as pré-conferências são importantes para compor o conteúdo a ser tratado na Conferência Municipal que, por sua vez, tem a finalidade de avaliar a situação da Saúde do município e propor novas diretrizes para a formulação da estrutura da Saúde da cidade."

A 10ª Conferência Municipal de Saúde foi convocada pela prefeita Elisa Araújo e pelos secretários Sétimo Bóscolo Neto (Saúde) e Beethoven de Oliveira (Governo), por meio de decreto, para que a população de Uberaba discuta os destinos da Saúde. O tema é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, tendo como objetivo a elaboração do Plano Municipal de Saúde para os anos 2022 a 2025.

A coordenação é da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba e será presidida pelo Conselho Municipal de Saúde, nos dias 19 e 20 de outubro, no horário das 18h às 22h; e 21 de outubro, das 8h às 20h, no auditório da Universidade Federal do Triângulo Mineiro “Esmeralda”, localizado na Av. Frei Paulino, 30, térreo, bairro Abadia.