06/07/2022

Governo Municipal oficializa acesso do Ministério Público à Regulação de Leitos

O Governo Municipal, representado pela prefeita Elisa Araújo, oficializou na tarde desta quarta-feira (6) o acesso do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), representado pelo promotor de Justiça Rafael Moreno Rodrigues Silva Machado, ao Sistema de Regulação de Leitos (Sisreg).

Para a consolidação do ato, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram na sede do MP e apresentaram ao promotor as informações básicas para o acesso, em reunião de trabalho que contou com participação da secretária adjunta de Saúde, Valdilene Rocha e da prefeita.

“Isso é a transparência do nosso Governo em relação à população, aquela que mais precisa do sistema público de saúde, e é também um movimento de relação de confiança com o Ministério Público. Por meio desse acesso, deve haver mais clareza e redução do número de ações do MP e da Justiça”, afirmou a chefe do Executivo.

Na visão do promotor Rafael Moreno, o acesso vai agilizar o atendimento à população quando da solicitação de providências junto ao Ministério Público. “Normalmente, temos que oficiar ao Complexo Regulador, para que eles digam em que pé está a situação do paciente aguardando internação. Com o acesso ao Sisreg, isso poderá ser feito em tempo real”, disse ele.

O promotor aproveitou o momento para informar à população sobre a necessidade de se apresentar o número do cartão SUS, quando precisar se dirigir ao MP, pois isso vai agilizar o atendimento.

A Secretaria de Saúde trabalha sempre com transparência, destacou a adjunta Valdilene Rocha. “Fornecer este acesso ao promotor é algo que demonstra a seriedade com a qual a Secretaria e a equipe do Complexo trabalham. A população ganha com isso e todos temos a facilidade de trabalhar com integralidade, com equidade, sempre priorizando o paciente na regulação de leitos”, completou.