Portal do servidor

Portal do servidor

menu

05/12/2022

Grupo do CRAS Décio Moreira promove empoderamento e autoestima feminina

Autoestima e empoderamento feminino para superar. Esse é o objetivo do Grupo de Mulheres criado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Décio Moreira, no bairro Jardim Elza Amui, em Uberaba. A unidade é um dos oito CRAS vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

 

Criado em abril deste ano, o grupo tem reunido cerca de dez mulheres daquela região toda segunda-feira, em encontros com uma hora e meia de duração. As atividades são conduzidas pela psicóloga do CRAS, Patrícia Costa, e estagiárias de Psicologia.

 

Por meio de dinâmicas, técnicas de dramatização e de psicoeducação, rodas de conversa e palestras, o projeto aborda diversos temas relacionados à integralidade da mulher, como autoestima, empoderamento feminino, emoções e direitos.

 

Segundo Patrícia, os resultados são perceptíveis a cada fim de encontro. “O CRAS não é só um lugar onde se faz o Cadastro Único (CadÚnico). É também um espaço de acolhimento, fortalecimento e troca de vivências. E esse grupo tem contribuído para que as participantes consigam reconhecer e desenvolver potencialidades para o enfrentamento de vulnerabilidades”, afirmou a psicóloga.

 

Tatiane de Amorim, de 41 anos, entrou para o projeto após procurar o CRAS para atualizar informações do CadÚnico. Incentivada pelas companheiras de grupo, a dona de casa retomou os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e resgatou o sonho de ser professora.

 

“Tatiane de antes era chorona, muito tímida, não conversava. A de agora passou a conviver com mais pessoas. Voltei a estudar. Como se diz, estou pensando em projetos, formar para ser professora”, contou.

 

A professora da rede municipal e diretora voluntária da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), Rosália Pimenta, de 49 anos, também faz parte do grupo. Inicialmente, ela achou que entraria para o grupo como voluntária, até perceber que estava ali para aprender a se ver além dos papéis de mãe e esposa.

 

“Eu venho aprendendo um pouco mais sobre como ser mulher. Diferenciar a 'Tia Rosália' e a diretora da Rosália enquanto mulher, enquanto pessoa. E o grupo, por meio das dinâmicas, das atividades, vem me mostrando esse ser que às vezes fica escondido dentro da gente”, disse.

 

Para a estudante do 10º período de Psicologia Jenny de Freitas, então estagiária e idealizadora do projeto junto com Patrícia, a experiência dos últimos meses contribuiu para além da esfera profissional.

 

“É notório o desenvolvimento das integrantes do grupo, o que me traz um sentimento de gratidão por poder ter experienciado junto a essas mulheres momentos de aprendizado e crescimento. É uma vivência que levarei ao longo de minha trajetória como pessoa e futura psicóloga”, relatou.

 

Para participar do Grupo de Mulheres, basta morar em um dos bairros de abrangência do CRAS Décio Moreira e comparecer no dia e horário dos encontros, às segundas-feiras, das 14h às 15h30. O Centro de Referência fica na Avenida Guilherme Capucci, nº 65, no bairro Jardim Elza Amui. No próximo dia 12, o grupo fará a confraternização de fim de ano. As atividades voltarão na segunda quinzena de janeiro.

VEJA TAMBÉM

CODIUB © 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.