08/09/2022

Semed e SRE se reuniram para tratar do ano letivo de 2023

Município e Estado sentaram-se à mesa nesta terça-feira (6) para tratar do ano letivo de 2023, incluindo a unificação do calendário escolar, proposta do Governo Elisa. A secretária de Educação de Uberaba, Sidnéia Zafalon, e a superintendente regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira, conduziram a reunião.

“É muito importante que a gente converse, busque o melhor para o aluno da rede pública de ensino de Uberaba”, defendeu Sidnéia, que foi ao encontro acompanhada de diretores e chefes de Departamento da Semed.

A unificação do calendário escolar para 2023, um dos itens da pauta, foi defendido por Sidnéia, como medida que beneficia alunos e seus familiares, assim como os profissionais do magistério, muitos com cargos nas duas redes.

A batida do martelo ainda depende de outras reuniões, mas segundo a secretária, caminha para um desfecho favorável. A pauta também incluiu o convênio para o transporte escolar rural dos alunos do Ensino Médio/Estado para o ano que vem, assim como do Ensino Fundamental, atendidos pelo transporte urbano.

Conforme Sidnéia, Município e Estado também reforçaram o compromisso para que os alunos que estão concluindo o 9º ano nas escolas de campo façam o Ensino Médio, em 2023, também nas unidades localizadas nos bairros rurais.

Já em relação ao plano de atendimento de 2023 para alunos do Ensino Fundamental, o Estado reiterou que está reduzindo as turmas dos anos iniciais.

Neste ano, na rede municipal, 2.553 alunos concluirão o Pré-II e farão o 1° ano em 2023; outros 2.133 vão concluir o 5º ano, e 1.614, o 9º ano.