Portal do servidor

Portal do servidor

menu

01/04/2022

Uberaba inicia campanha de vacinação contra a influenza e sarampo na segunda-feira

O Governo Municipal inicia na segunda-feira (4) as campanhas de vacinação contra a influenza e o sarampo. Em encontro realizado na quinta-feira (31), a Secretaria de Saúde reuniu mais de 100 profissionais, entre equipes das Salas de Vacina e gerentes de Unidades de Saúde, para uma reunião on-line onde foram repassados todos os detalhes e informações dessas campanhas. 

 

Influenza - Neste primeiro momento, será realizada a 1ª etapa da campanha que se inicia no dia 4 de abril e irá até o dia 30 de abril, contemplando os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde. A partir do dia 2 de maio, a campanha será ampliada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e demais  grupos prioritários para vacinação.O imunizante será aplicado em todas as unidades de saúde do município. 

 

Ao longo da reunião, a referência técnica da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, reforçou que o objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções do vírus da influenza. “A meta da campanha é conseguir vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários e, para isso, precisamos do empenho de todos para fazer com que a população compareça aos pontos de vacinação.”  

 

Vale reforçar que a vacina da influenza trivalente utilizada no Brasil, a partir de fevereiro de 2022, apresenta os três tipos de cepas de vírus que incluem H1N1 e H3N2.

 

A contraindicação da vacina existe apenas para as crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de anafilaxia grave. Caso a pessoa tome a vacina e apresente alguma ocorrência de evento adverso, é preciso entrar em contato com a Central de Vacinas para registro e acompanhamento.

 

“É importante reforçar que a vacina de influenza tem um amplo perfil de segurança. Ela é constituída pelo vírus inativado, fracionado e purificado. Todos podem e devem se vacinar com segurança. Nossa intenção é imunizar! Precisamos ampliar a cobertura vacinal e levar a vacina para quem precisa”, reforçou Amaral.

 

O público de acamados será contemplado em casa pelas equipe do Programa Saúde na Família (PSF), e aquelas pessoas que estão fora da área do PSF podem entrar em contato com a Central de Vacinas solicitando a vacinação da pessoa acamada pelo e-mail: centraldevacinas@uberaba.mg.gov.br e demais canais de comunicação (telefone e WhatsApp)

 

Sarampo - A campanha contra o sarampo também será dividida em etapas. A 1ª etapa será de 4 a 30 de abril e contemplará o público de trabalhadores da saúde. A 2ª etapa acontecerá no período de 2 de maio a 3 de junho, contemplando as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), acompanhando também o início da campanha de influenza para as crianças. A vacina tríplice viral pode ser administrada simultaneamente ou com qualquer intervalo contra a vacina da influenza, a partir dos seis meses de idade. O imunizante estará disponível em todas as unidades de saúde do município. 

 

A vacinação deverá ser realizada nesse público, independentemente se a pessoa já foi vacinada com a vacina sarampo no passado. Todos que compõem esses grupos deverão ser vacinados indiscriminadamente. A meta da campanha será vacinar até 95% dos grupos prioritários. A campanha do sarampo terá o Dia D de mobilização social, no dia 30 de abril.  

 

Vale ressaltar que as gestantes não deverão receber a vacina tríplice viral. A vacinação contra o sarampo deverá ser agendada para o pós-parto. Nas crianças menores de 2 anos, não deverá ser administrada a tríplice viral junto com a vacina da febre amarela ou varicela. Essa regra vale apenas nesse período da campanha, nesse caso deverá ser respeitado um intervalo de 30 dias entre a aplicação desses imunizantes.

 

Uma curiosidade é que a campanha contra o sarampo não vai interferir na vacinação de rotina da criança, isso quer dizer que, a criança tomará a dose da campanha, e mais as doses de rotina, que acontecerão após 30 dias. De maneira geral, a vacina tríplice viral é pouco reatogênica e bem tolerada. Entretanto, eventos adversos pós-vacinação (EAPV) podem ocorrer, sendo a grande maioria não graves e autolimitados.  

 

Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones: 3322-7822 e (34) 9 9680-8310 (WhatsApp) ou e-mail: centraldevacinas@uberaba.mg.gov.br.

VEJA TAMBÉM

CODIUB © 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.