27/06/2023

Codau e PMU são vencedores do prêmio Cidades Inteligentes 2023

A 10ª edição do Prêmio Cidades Inteligentes levará a experiência de Uberaba com o mapeamento do saneamento por meio de Inteligência Artificial, implantada pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), para a edição internacional do prêmio Cidades Inteligentes em Nova Iorque (EUA). Já a premiação nacional, além da autarquia, incluiu também a criação do IPTU Verde, uma parceria das Secretarias de Fazenda e de Meio Ambiente.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou da solenidade, que contou com uma comitiva uberabense de secretários da Administração direta, presidentes de autarquias e servidores municipais.

“Viemos a Belo Horizonte participar da premiação do Cidades Inteligentes com dois projetos. Um pelo “Codau Proativa”, programa em que temos aplicada a tecnologia no mapeamento dos problemas da cidade, rua por rua, duas vezes por mês. Além desse prêmio, nós também recebemos a premiação pelo “IPTU Verde”, em que incentiva a plantação de árvores na porta de casa. Trazendo assim um ambiente mais saudável, ambientalmente correto e claro, sustentável”, afirmou a chefe do Executivo.

Vencedora da edição 2023, o “Codau Proativa” faz o levantamento de demandas do saneamento georreferenciadas em tempo real. Neste serviço, contratado pela Codau, o monitoramento é feito por meio da captação de imagens por câmera e sensores de alta resolução, que apontam as ocorrências e relacionam as demandas por Inteligência Artificial. A cada 15 dias, dois veículos da empresa Mapzer escaneiam toda a cidade, com a realização de dois ciclos mensais. O software registra os locais com mato alto ou lixo irregular, e em tempo real, processa e disponibiliza as informações em uma plataforma, acessada diariamente pela equipe da Codau.

“Os relatórios do monitoramento de vias e passeios públicos por meio de inteligência artificial, nos auxiliam, por exemplo, em nossa elaboração semanal do cronograma de limpeza urbana. São identificados ainda bueiros entupidos e poços de visita com tampas soltas. Além disso, o sistema está sendo atualizado para inserção mais precisa das ocorrências de saneamento, como vazamentos de água e esgoto, hidrômetros fora do padrão, entre outras. Temos como meta a eficiência e comprometimento com a prestação dos serviços públicos. Para nós é um orgulho termos sido premiados aqui no Brasil por este serviço inovador e vamos além, sendo escolhidos para a edição de Nova Iorque com o nosso case. Trata-se de um reconhecimento internacional extraordinário”, ressaltou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

A premiação internacional promoverá o intercâmbio de iniciativas, a formação técnica, bem como valorização da produção brasileira de projetos com grande impacto positivo nas comunidades, conforme descreve a govtech Brasil Master, fundadora do Cidades Inteligentes.

Com o projeto Codau Proativa, a companhia já identificou mais de 100 mil situações diversas em menos de um mês de atuação. Ocorrências que envolvem serviços básicos pertinentes à Codau e outras que formam um banco de dados para secretarias municipais diversas.

Outro projeto vencedor do Cidades Inteligentes 2023, o IPTU Verde proporciona a desburocratização para a concessão do desconto de 5% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) aos contribuintes uberabenses que, por meio de uma declaração, informam possuir árvore plantada na calçada do seu imóvel, emitindo a guia com o desconto no site da Prefeitura de Uberaba. Junto a essa ação, o novo Plano Municipal de Arborização visa fomentar a iniciativa do plantio de árvores e a concessão do desconto do imposto, estimulando a mudança no perfil das ruas da cidade. Em 2023, foram beneficiados, aproximadamente, 10% dos imóveis cadastrados na Prefeitura, totalizando 15.005 imóveis.

Vale lembrar que o projeto original do IPTU Verde foi apresentado pelo então vereador Rubério Santos.

Secretaria Especial de Comunicação e Assessoria de Comunicação Codau