13/08/2022

Sagri retoma palestras nas comunidades rurais

A Secretaria do Agronegócio (Sagri) retomou, agora em agosto, a realização de palestras informativas nas comunidades rurais de Uberaba.

No começo do mês, na Escola Municipal Sebastião Antônio Leal, na Baixa, a atividade constou da apresentação do filme “Nenhum a Menos” que discute o ambiente escolar, diante do desaparecimento de um dos alunos da turma. O tema foi debatido com os alunos do 6º ao 9º ano da escola, por meio da assistente social Fátima Freitas e da professora Eliane Falcone, com intuito de combater a evasão escolar e até mesmo de motivar o grupo a superar limites.

Dia 10, na escola José Marcus Cherém, na Capelinha do Barreiro, o tema em questão foi a Independência do Brasil, fazendo alusão ao desfile cívico de Sete de Setembro. A condução do assunto e os debates estiveram a cargo da professora Luzia Fátima Rocha, da Secretaria da Educação, tendo como parceiros o Arquivo Público Municipal e a Fundação Cultural de Uberaba. Em pauta os ideais de liberdade e patriotismo, dentre outros.

A coordenadora do projeto, a servidora Maria José Souza, da Sagri, informou que já foi estabelecida a programação completa para os meses de agosto e setembro. Ela adiantou que no próximo dia 17 de agosto, em Ponte Alta, será debatido o tema “Uso de Drogas, quero distância”. A atividade, marcada para às 10 horas, irá envolver os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Gastão Mesquita Filho. A ideia é alertar sobre os malefícios das drogas de forma geral.

A programação prevê também discussões de assuntos como Violência Doméstica e Educação no Trânsito. Maria José ressaltou que a proposta é debater temas do cotidiano das pessoas, de modo a ampliar conhecimentos e informar sobre atualizações em leis e documentos, além de despertar os moradores do meio rural para cuidados e iniciativas.