24/08/2023

Fundo de Combate à Corrupção de Uberaba aprova disponibilização de R$ 200 mil para FICCO

O Conselho de Administração do Fundo Municipal de Prevenção e Combate à Corrupção de Uberaba aprovou, em reunião nesta quarta-feira (23), a disponibilização de R$ 200 mil para Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) de Uberaba. O Fundo é vinculado à Controladoria-Geral do Município (CGM).

O recurso será usado para manutenção da unidade da Força Integrada na cidade. Coordenada pela Polícia Federal (PF) de Uberaba, a força-tarefa é composta pelas Polícias Civil, Militar e Penal do Estado de Minas Gerais.

Conforme a presidente do Conselho de Administração e controladora-geral do Município, Júnia Camargo, com a destinação do recurso aprovada, agora caberá à Força Integrada apresentar o Plano de Trabalho detalhado ao Fundo para posterior assinatura do convênio.

"Projetos como este, que auxiliam no fortalecimento das instituições, sempre serão bem recebidos pelo Fundo. Só construindo uma rede de controle forte, com os mais diversos atores, é que conseguiremos avançar na prevenção e no combate à corrupção", afirmou a controladora-geral.

A FICCO atua no combate a crimes violentos e ao tráfico de armas e de drogas interestadual e internacional e contra organizações criminosas. "Essa parceria possibilitará o financiamento direto da estrutura necessária à manutenção da base da FICCO em Uberaba, responsável pelo trabalho integrado das forças de segurança pública empenhadas no combate da criminalidade organizada na circunscrição de Uberaba", afirmou o delegado-chefe da PF em Uberaba, Mario Alexandre Veloso Aguiar.

Integrante cativo do Conselho de Administração do Fundo, o titular da 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Uberaba, José Carlos Fernandes Junior, participou da reunião na qual foi aprovada a destinação do recurso para a Força Integrada. "A aprovação desse projeto é mais um exemplo do quão acertada foi a constituição do Fundo Municipal de Prevenção e Combate à Corrupção de Uberaba", pontuou.

O Fundo foi criado em outubro de 2021, pela Lei nº 13.500/2021. Também fazem parte do Conselho de Administração do Fundo, como membros, a procuradora-geral do Município, Fabiana Gomes Pinheiro, e servidores da Controladoria-Geral e da Secretaria de Fazenda.

Matéria atualizada às 11h33 de 25/8/2023 para incluir "e contra organizações criminosas" no 5º parágrafo.

Secretaria Especial de Comunicação