09/07/2022

Seção de Alimentação Escolar fez 400 visitas às unidades escolares para conferir a qualidade da merenda

Ao longo do primeiro semestre letivo, que teve início dia 7 de fevereiro e encerra-se na próxima sexta-feira, 15 de julho, a Seção de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Uberaba (Semed) fez cerca de 400 fiscalizações nas 75 unidades de ensino da rede municipal.

A fiscalização focou na merenda servida aos cerca de 28 mil alunos matriculados nas escolas e Cemeis. Nessas ações são observados itens como o cumprimento do cardápio elaborado pelos nutricionistas da Semed e a higiene do ambiente onde os alimentos são preparados e servidos.

As visitas com objetivo de fiscalizar a alimentação servida nas unidades de ensino ocorreram tanto por iniciativa da Seção quanto após acionamento da gestão escolar, em razão de alguma inconformidade.

Os acionamentos ocorreram principalmente no começo do ano letivo, quando a empresa Soluções Serviços Terceirizados Eireli iniciou as atividades na rede, após um contrato emergencial por meio de dispensa de licitação. Foram identificados problemas pontuais, tais como número insuficiente de colaboradores por refeição produzida, falta de manutenção em equipamentos, ausência de amostras e de padronização nas refeições, os quais foram resolvidos.

Números – Maio foi o mês que registrou o maior número de fiscalizações, 129, enquanto em fevereiro foram 28. Em março foram 61, em abril 57, em junho 98 e em julho, considerando a primeira semana, 24.

Responsável técnica da Semed, a nutricionista Márcia Margato informou que os cardápios da merenda escolar são elaborados pela Seção de Alimentação Escolar e contemplam as necessidades nutricionais dos alunos, em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os cardápios são publicados no  Porta-Voz, no final do mês anterior ao da sua execução. Ela explicou que pontualmente podem ocorrer substituições ou trocas nos hortifrútis, sem prejuízo à composição nutricional do cardápio conforme parâmetros legais, mas sempre com suporte da Seção de Alimentação Escolar, que é ligada à Diretoria de Logística da Semed.

A equipe também promove ações com os pais e alunos da rede, para orientações sobre alimentação saudável.

“Temos um olhar muito especial em torno da merenda escolar. Tivemos muitos problemas com a empresa anterior e não queremos repeti-los. Estamos atentos, fiscalizando com nossa equipe e o apoio dos 150 integrantes da comissão de pais e servidores, constituída para nos dar esse suporte”, destacou a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon.

O contrato emergencial firmado com a Soluções vence dia 27 de julho, mas a empresa venceu a licitação para fornecimento da merenda, pelo prazo de 12 meses. O resultado da concorrência já foi homologado e o contrato deverá ser assinado nos próximos dias.

A Soluções apresentou a melhor proposta, R$ 24.538.937,50, superando a única concorrente que continuava na disputa, a Starbene Refeições Industriais Ltda., de Matão (SP), que ofertou R$ 28.622.150,50. Os envelopes foram abertos na segunda, dia 27. O valor estimado para contratação foi de R$ 26.033.619,30.