30/12/2022

Acontece em janeiro o 1º Encontro Inclusão em Pauta: Limite-se na Ação

Em janeiro de 2023, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), promoverá o 1º Encontro Inclusão em Pauta: Limite-se na Ação. O evento é voltado para pessoas com deficiência (PcD) física, intelectual ou auditiva, e para aqueles que são responsáveis legais. O encontro acontecerá dia 13, das 14h às 18h, no anfiteatro da Prefeitura, na Avenida Dom Luiz Maria de Santana, 141, Santa Marta.

O encontro tem apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Fiemg Regional Vale do Rio Grande e Sindicomércio Uberaba. É uma realização da Cia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

A programação contará com apresentação do Coral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); às 15h, o painel "O mercado de trabalho, sua função social e empregabilidade". Cases de sucesso com Geraldo Magela de Queiroz, gerente de Sustentabilidade da CMAA Usina Vale do Tijuco; 16h, painel "Vivência em trilha sensorial", com o palestrante Anderson Almeida Batista; e 17h, o painel "A profissionalização como socialização e potência humana", com Ana Bracarense.

Durante o evento haverá uma trilha sensorial, um pequeno percurso, que será feita de olhos vendados, em cadeira de rodas, com o objetivo de aguçar os sentidos dos participantes.

Segundo a diretora de Desenvolvimento Empresarial, Carolina Ribeiro Gonçalves, a trilha sensorial tem o objetivo de trazer reflexão sobre o respeito à diversidade, inclusão social, com foco principal na acessibilidade e o mundo do trabalho. “A trilha sensorial é um projeto que busca sensibilizar pessoas, funcionários, prestadores de serviços e empresários para melhor atendimento e convivência com pessoas com deficiência, candidatos a vagas de trabalho, contribuindo para a solidificação de atitudes inclusivas e que valorizem a diversidade no meio profissional”, explicou.

Para o secretário da Sedec, Rui Ramos, o evento acontecerá para valorizar o trabalho humano voltado às pessoas com deficiência, por meio de boas práticas de inclusão profissional, para esse público, no mercado de trabalho. “É uma forma de incentivar as empresas de Uberaba, estimulando constantes melhorias nas iniciativas responsáveis de inclusão profissional de pessoas com deficiência", finalizou.