09/07/2022

Caravana Embrapa apresenta práticas para uso eficiente de fertilizantes

Passou por Uberaba na quinta-feira (7), na sede da ABCZ, a Caravana Embrapa. Por meio de pesquisadores e parceiros, o grupo disseminou conhecimentos e tecnologias para o uso eficiente dos fertilizantes em lavouras Brasil afora.

O evento reuniu significativo número de técnicos e lideranças rurais do Triângulo Mineiro. Apenas no período da manhã, os pesquisadores apresentaram e debateram sobre cinco módulos, apontados como fundamentais no processo de produção agropecuária.  São eles: Planejamento agrícola, Boas práticas, Novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas, Soluções digitais e Tecnologias sustentáveis de manejo agrícola.

De acordo com o pesquisador Derli Prudente Santana, 35 anos de Embrapa e um dos coordenadores da equipe, o esforço da Caravana só será alcançado com a participação de todos. Ressaltando que a proposta do grupo é eminentemente técnica, o pesquisador afirmou que não existe fórmula mágica ou receita a passar. “Estamos trazendo conhecimentos. Muitos deles já existiam, mas estavam esquecidos ou relegados a segundo plano”, disse. Derli enfatizou, ainda, que a proposta é de percorrer os principais polos de produção no Brasil, razão pela passagem por Uberaba.

Derli Prudente e demais pesquisadores da Embrapa deixaram claro que há uma combinação, alguns insumos que podem aumentar a eficiência no uso do adubo. Porém, enfatizou, que a principal coisa é fazer o dever de casa, que é fazer certo sempre: hora certa, momento certo, produto certo e local certo. “Se tá caro e tem pouco, a gente tem que ser o mais eficiente e racional possível. Este é o objetivo da Caravana”, arrematou.

Já o Plano Nacional de Fertilizantes, respondeu Derli, pretende, em nível de governo, dar apoio às plantas existentes e facilitar a parte burocrática.

Presente ao encontro, o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges, declarou que a guerra da Ucrânia serve de despertar para o Brasil no sentido de buscar autossuficiência na produção de fertilizantes. Para o secretário adjunto de Estado da Agricultura, João Ricardo Albanez, o Brasil, como celeiro mundial da produção, precisa reduzir os custos das lavouras com eficiência e tecnologia e aumentar ainda mais a oferta de grãos.

Representando a prefeita Elisa Araújo, o secretário Agnaldo Silva, do Agronegócio, destacou o pioneirismo da Embrapa, ao longo da história, em busca de alternativas para a nossa agropecuária. “Agora não é diferente, aponta e debate práticas para uso eficiente de fertilizantes, diante da nossa dependência de fosfatados com o exterior”, frisou ele, informando que, em Uberaba, a Sagri irá firmar parceria com a Fazu, visando ampliar estudos e uso do pó de rocha, principalmente entre os agricultores familiares.

Aproveitando o momento, Gustavo Laterza, coordenador técnico da Emater Regional, apresentou contextualização que coloca o Triângulo na vanguarda desse processo. Dentre os potenciais da região, citou, solo e clima favoráveis, instituições rurais fortes, ótima logística rodoviária e ferroviária, indústrias de fertilizantes, empresas de pesquisas e tecnologia, universidades, estação aduaneira e assim por diante.