28/03/2022

Pré-plenárias da I Conferência Municipal de Saúde Mental começam nesta terça

O Governo Municipal irá realizar, no dia 8 de abril, a I Conferência Municipal de Saúde Mental, das  8h às 18h, no anfiteatro do Centro Administrativo. O tema que será debatido na conferência será “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e presidida pelo Conselho Municipal de Saúde, a conferência já terá as pré-plenárias iniciadas na próxima semana. Na terça-feira (29), às 17h45, o distrito I, que inclui Unidades Básicas de Saúde, e o Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (Siap) se reunirão na Rua Marechal Deodoro, 166, bairro São  Benedito.

O distrito II, que inclui Caps Inácio e Caps I, e Caps AD se reúnem na quarta-feira, dia 30, às 9h, no Caps AD que fica na Rua Renato José Prudêncio, 270, no Josa Bernardino II. Já o distrito III, que inclui o Caps Maria Boneca, e os Serviços de Residência Terapêutica (SRT) irão se reunir na quinta-feira, 31, às 9h, no Caps Maria Boneca, que fica na Rua Capitão Domingos, 418, no Abadia.

Conforme explicou a diretora de Atenção Psicossocial, Sandra Cristina Ribeiro Pimenta, a conferência municipal tem por objetivo elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental. As pré-plenárias, por sua vez, abrangerá todos os setores do Município ligados ao tratamento da saúde mental para que cada um já possa determinar os pontos principais que deverão ser discutidos na conferência.  Ao final, deverão ser eleitos os Delegados que participarão da Etapa Estadual.