27/04/2022

Governo Municipal abre atividades do Maio Amarelo na segunda

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), programou para o próximo mês uma série de ações alusivas ao movimento Maio Amarelo na cidade. Este ano, o tema da campanha é “Juntos Salvamos Vidas”. A abertura será na segunda-feira, dia 2, a partir das 9h, em evento na Praça Pôr do Sol.

Para todo o mês de maio foram programadas mais de 20 atividades, entre paradas educativas, visitas a instituições, palestras, apresentações e panfletagens. A abertura destas ações, explicou a chefe da Seção de Educação para o Trânsito na SDS, Dalci Borges, será no dia 2 de maio, na Praça Pôr do Sol, com a presença da prefeita Elisa Araújo; do secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes e de representantes de todas as instituições parceiras do Maio Amarelo em Uberaba.

Dalci ressaltou que na referida data, após o pronunciamento das autoridades, já haverá uma Parada Educativa nas duas pistas da Avenida Nenê Sabino. “A ideia é com cartazes, panfletos e abordagens conscientizar os motoristas sobre a importância do trânsito seguro”, disse.

A SDS, com a equipe de Educação para o Trânsito, espera com esta campanha deixar a convivência no trânsito mais saudável. “Esperamos que cada cidadão entenda que esta convivência depende de cada um de nós. Que possamos ser mais respeitosos, educados, pacientes e solidários uns com os outros”, disse Dalci. Ela enfatizou ainda que a humanização do trânsito não depende apenas das leis e dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, mas de todos nós que convivemos no trânsito, que só muda, quando você também muda”, arrematou.

O Movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 por iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

Em Uberaba são parceiros da Secretaria de Defesa Social nesta ação: o DER, a Secretaria de Educação, a Superintendência Estadual de Educação, a Unimed, universidades, igrejas, Secretaria de Saúde, Câmara Municipal, Guarda Municipal, Polícia Militar, Tiro de Guerra e Fundação Cultural de Uberaba, dentre outras instituições.