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27/10/2023

Prefeitura recebe consultoria sobre processos de licenciamento e abertura de empresas

Nesta semana, a Prefeitura de Uberaba recebeu um especialista em contabilidade para dialogar sobre a revisão e atualização dos processos de licenciamento e abertura de empresas na cidade. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e visa tornar os processos mais integrados e eficientes.

 

O analista do Sebrae, Cássio Duarte, esteve reunido com equipes de várias secretarias, ouvindo sugestões e necessidades, além de propor soluções. A iniciativa está sendo conduzida por meio do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, que tem como intuito ajudar o gestor público a direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município. 

 

Na terça-feira (24), foi realizada uma reunião geral de alinhamento no Centro Administrativo. Na ocasião, foi apresentado um relatório evidenciando pontos referentes aos procedimentos e legislações municipais que impactam no dia a dia dos processos de viabilidade e licenciamento de empresas na cidade. Esse trabalho é fruto do Convênio 0035/2023, celebrado entre o Sebrae-MG e o município de Uberaba. 

 

O encontro foi conduzido pela superintendente de Micro e Pequenas Empresas da Sedec, Carolina Ribeiro, juntamente com Cássio Duarte e também o consultor do Sebrae, Marcius Mendes. Participaram representantes da Sala Mineira do Empreendedor - Sedec, Departamento de Posturas - Secretaria de Defesa Social (SDS), Vigilância Sanitária - Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria da Fazenda, Secretaria de Meio Ambiente e Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba - Codiub Solução Digital. 

 

Na quarta-feira (25), foram realizadas reuniões individuais com cada pasta. Já a quinta-feira (26), foi dedicada para assistir à apresentação do projeto Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A superintendente Carolina Ribeiro explicou que o intuito da consultoria foi abrir espaço para o diálogo, para que seja possível ajustar os processos e tornar a abertura de empresas mais célere promovendo a desburocratização dos processos, o que tem estimulado a constituição de empresas.

 

O consultor Marcius Mendes ressaltou que o Sebrae tem como missão promover o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo. “Nesse sentido, essa iniciativa em parceria com a Prefeitura de Uberaba é de suma importância, pois estaremos atualizando as legislações vigentes com intuito de aprimorar o ambiente legal melhorando os processos de licenciamento e abertura de empresas, o que na prática, reduzirá a burocracia e facilitará a vida dos empreendedores e empresários de nossa cidade, possibilitando uma maior geração de emprego e renda e, consequentemente, dinamizando a economia local”, finalizou.

 

Secretaria Especial de Comunicação

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