15/09/2022

Membros do Geoparque Uberaba visitam território reconhecido pela Unesco

Representantes das quatro instituições de governança do projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes estiveram no Rio Grande do Norte, nesta semana, para conhecer o Geoparque Seridó. A área é um dos três territórios brasileiros com relevância mundial reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Participaram da missão, entre os dias 12 e 15, membros da Prefeitura de Uberaba, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Da administração municipal, estiveram o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, a diretora de Turismo, Maria Aparecida Basílio, e o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure.

O grupo se reuniu com membros do consórcio intermunicipal responsável pelo Geoparque Seridó, entre eles o presidente da associação e prefeito de Currais Novos, Odon Júnior. A comitiva também conheceu os geossítios de Currais Novos e Acari, duas das seis cidades que compõem o Geoparque no Rio Grande do Norte. Localizado no semiárido nordestino, o território de relevância internacional é composto por 21 geossítios de importância geológica, ao todo.

De acordo com Rui Ramos, o objetivo da visita foi conhecer o caminho percorrido pelo consórcio até a conquista da chancela da Unesco. “Uberaba está no processo para se tornar um aspirante a geoparque mundial e o próximo passo é o envio à Unesco de um dossiê com todas as ações desenvolvidas no Município. Por isso viemos até aqui, para entender um pouco mais sobre o processo de formalização desse documento e evitarmos obstáculos”, afirmou o secretário.

Em junho, as quatro instituições de governança do projeto "Terra de Gigantes" assinaram uma carta de intenções para ser enviada à Unesco pelo Ministério das Relações Exteriores. Com a validação da carta, o projeto será elevado à categoria de aspirante a geoparque mundial, passando a integrar uma seleta lista de territórios a serem chancelados pelo órgão como áreas especiais do planeta.

A expectativa é de que no próximo ano seja encaminhado à Unesco o dossiê com a descrição completa das ações executadas em Uberaba, com vistas à inserção da cidade como geoparque mundial.  "Com a chancela da Unesco, Uberaba se tornará o primeiro território com relevância internacional em Minas Gerais, alavancando o turismo e o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

O projeto Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes iniciou-se há 12 anos e está apoiado em três atributos de representatividade internacional: a terra dos dinossauros no Brasil (Peirópolis), a capital mundial do Zebu e o local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial.