WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

COMUNIDADES RURAIS

SANTA FÉ

Santa Fé é a maior agrovila do Município de Uberaba, ocupando uma área de 500 hectares parcelados em 650 lotes. É cortada pela MG-190 que liga Uberaba a Nova Ponte, e também é margeada pela linha férrea da Ferrovia Centro Atlântica que liga a região ao porto marítimo de Vitória (ES).

 

Está localizada privilegiadamente numa magnífica gleba de chapadão, com topografia plana, a 1.000 metros de altitude e fica bem próxima ao Rio Claro, região de praias naturais com aptidão para o lazer e turismo ecológico. Fica distante de Uberaba por apenas 26 km. de estrada asfaltada que passa sobre o Rio Uberaba, ladeia agrovila da Santa Rosa e corta o vale do córrego dos Pintos, onde pode-se contemplar extensas áreas de matas nativas.

 

A Agrovila tem cerca de 150 casas e, aproximadamente, 600 moradores. Por suas condições topográficas e ambientais, o local tem aptidão especial para a produção de hortículas variadas. Alem de diversas chácaras com pequenas culturas diversas, à sua volta estão localizadas grandes lavouras de cenoura, beterraba, batata e cebola que ocupam mais de 1.000 hectares irrigados por aspersão através de modernos equipamentos, cujas produções abastecem o mercado interno e também são destinadas à exportação.

 

Na agrovila estão instalados um grande armazém climatizado para estocagem de sementes de batata-inglesa e o alojamento do pessoal que trabalha temporariamente para a Usina Uberaba; nas cercanias da Vila encontra-se dos grandes processadores de cenoura, beterraba, cebola e batata que empregam m,ais de 120 pessoas A vila conta com posto de saúde e creche, tem algumas igrejas de diversos credos religiosos e é servida por linhas de ônibus em diversos horários diários.

 

Lavouras de soja, milho, cana-de-açúcar e café, cultivadas com tecnologias de ponta, também ocupam o entorno da agrovila e empregam parte do pessoal ali residente.

 

Além da especialização na horticultura, seus moradores estão buscando outras atividades complementares que possam utilizar a farta matéria prima local, como é o caso da criação organizada de aves caipiras para produção de ovos e frangos. Também está em andamento um projeto de um grande produtor de hortaliças para instalação no local de uma moderna unidade de processamento mínimo de hortaliças com vistas ao suprimento das grandes redes de suiperrmercados.

 

Na agrovila a população procura meios de se organizar com vistas à obtenção de melhorias sócio-economicas para que a comunidade se desenvolva com qualidade de vida. A Secretaria de Agricultura presta a todos os empreendedores que ali executam suas atividades serviços diversos como assessoria técnica agronômica e preparo de solo com equipamentos que implementam eficiência nas culturas. É também, dos grandes produtores do local que a Secretaria de Agricultura recebe em doaçãob grande parte dos produtos que são distribuídos pelo Banco de Alimentos.

 

SANTA ROSA

Santa Rosa fica a 10 Km do perímetro urbano do Município de Uberaba e é cortada pelo Rio Uberaba, desde a sua nascente até a captação, onde fica a Àrea de Proteção Ambiental - APA. É uma região rica em recursos hídricos cortada pelo Córrego do Barreiro e o Córrego da Alegria.

Nessa região são cerca de 230 propriedades rurais de pequenos produtores e um vilarejo com capela, centro comunitário, centro de atividades da mulher rural, a escola municipal e um posto de captação de leite.

A SAGRI em parceria com o Centro de Atividades da Mulher Rural de Santa Rosa promove a Feira de Animais, Doces e Produtos Artesanais que já se encontra na 10ª Edição. Esse evento tem como objetivo principal a divulgação da comunidade rural e a venda dos produtos "da roça" direto com o produtor.

Santa Rosa já se destaca como importante produtora de doces na região, tendo seus produtos expostos em feiras do setor que avaliam positivamente a qualidade dos quitutes. Todo esse trabalho tem base no Centro de Atividades da Mulher Rural de Santa Rosa que buscou na capacitação e especialização um diferencial para as doceiras da região.

 

PONTE ALTA

A agrovila Ponte Alta é uma pequena cidade com cerca de 2500 habitantes, localizada a 40km de Uberaba às margens da BR262 em direção a Araxá. Circundada por terras de excelente fertilidade natural, no Vale do Ribeirão que lhe dá o nome e terras planas no alto do Chapadão São Basílio, a Agrovila tem na agropecuária sua principal fonte de renda e geração de emprego.

 

Leite, milho, soja, hortaliças, cana de açúcar, bois para recria e engorda são seus principais produtos.

 

A cidadezinha é acolhedora e na região são encontradas muitas belezas naturais e uma delas é a cachoeira no ribeirão que corta a cidade. A comunidade tem várias iniciativas no sentido de movimentar social e economicamente o local. Neste sentido, o clube de mães "Unidas Venceremos" e a Associação de Produtores Rurais da comunidade realizam, com o apoio da Secretaria de Agricultura, uma feira de alimentação e produtos artesanais. O evento vai na, na sua edição de março, para a sua 12º realização.

 

A localidade tem uma estrutura de apoio modesta, mas acolhedora, e para o suporte dos inúmeros visitantes que ali se dirigem aos finais de semana para passeios e banhos de cachoeiras, há um restaurante de comida caseira, o Restaurante da Dona Ninica.

 

A Sagri busca implementar na localidade, com o apoio das associações existentes, meios de que a população local possa aproveitar a matéria-prima existente na região para a instalação na cidade de pequenas indústrias familiares.

 

MATA DA VIDA

É uma comunidade de pequenos produtores rurais, cujas propriedades estão localizadas em torno do ribeirão do mesmo nome, no Vale do Rio Uberaba. A região tem topografia ondulada e o revestimento florestal é composto de belíssimas matas e inúmeras nascentes, o que faz do lugar um local paradisíaco. Dois pontos expressam ali essa beleza natural, além das matas, que são as Pontes dos Bambuzais e Mata dos Angicos.

 

Cerca de 70 produdores atual na localidade, produzindo, principalmente leite, hortaliças, milho e bezerros para recria. A produção de queijos e doces artesanais também é uma atividade desta comunidade, além de frangos de corte e aves e ovos caipira.

 

O local tem um centro comunitário, no qual a população se reúne para eventos festivos e uma missa mensal.

 

A Sagri está promovendo junto da comunidade a reforma do Centro Comunitário e a introdução de práticas de desenvolvimento que incluem, além da produção de leite através de pastejo rotacionado, a apicultura para aproveitamento das inflorescências e a eficiência na avicultura caipira, para produção de aves e ovos.

 

BAIXA

PEIRÓPOLIS

SÃO BASÍLIO

SERRINHA

CAPELINHA DO BARREIRO

 

Assentamentos do INCRA:

 

Associação dos Assentados pela Reforma Agrária Dandara - BR 050 - Próximo ao Tijuco

Número de famílias: 18 Número de lotes: 18 Área (ha) - por lote: 24,7 Total: 444,6

 

Associação dos Acampados do Assentamento Santa Tereza do Cedro - Estrada da Palestina

Número de famílias: 30 Número de lotes: 30 Área (ha) - por lote: 8,3 Total: 249

 

Assentamento Monte Castelo - BR 050 - Antiga Fazenda Hildo Toti

Número de famílias: 62 Número de lotes: 62 Área (ha) - por lote: 24,2 Total: 1.500,4