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Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais

O Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais de Uberaba, antes chamado de Coordenação Municipal de DST/AIDS, foi implantado no dia 09 de fevereiro de 1999 com a criação do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA. Este Programa Municipal foi proveniente do convênio pactuado entre a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba e o Ministério da Saúde, visando à execução do projeto de controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Os recursos disponíveis naquela época foram oriundos do acordo de empréstimo BIRD 4392/BR e do Governo Federal, através de projetos como o Plano Operativo Anual - POA (1999 a 2002) e Plano de Ações e Metas - PAM (2003 a 2009).

 

Missão

 

Assim como o Programa Nacional, o Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais de Uberaba têm como missão, reduzir a incidência do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com vistas à promoção da eqüidade de acesso, acolhimento, orientação, prevenção e tratamento, promovendo qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS, reduzir o estigma e os demais impactos negativos, por meio de políticas públicas pautadas pela ética, pelo respeito à diversidade sexual, racial, étnica, social, econômica e cultural, assim como, pelo compromisso com a promoção à saúde, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS.