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07/05/2025

Uberaba apresenta programa inovador de teleconsultoria síncrona em seminário internacional

Idosa participa de uma consulta médica online, interagindo com uma profissional de saúde por videochamada em casa.

Foto: Freepik

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participa do Seminário Internacional sobre Experiências Inovadoras em Atenção Especializada. O evento, promovido pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), acontecerá nos dias 8 e 9 de maio, no Teatro Feluma, em Belo Horizonte/MG.

 

O seminário reunirá especialistas, gestores e profissionais da saúde para discutir inovações e desafios na Atenção Especializada no Brasil e no mundo.

 

A SMS apresentará no painel sobre Telessaúde, Telemedicina e Matriciamento, a experiência inovadora de Teleinterconsulta em Endocrinologia, que integra a Atenção Especializada e a Atenção Primária à Saúde. A apresentação será conduzida pela endocrinologista Elisabete Mantovani, referência técnica em Saúde da SMS, e pela assistente social Maria Cristina Strama. O programa de teleconsultoria síncrona, iniciado em fevereiro de 2024 no Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi), otimiza o atendimento em endocrinologia no município. A fila eletrônica para a especialidade passou a ser organizada em tempo útil, garantindo agendamentos rápidos após a solicitação. Atualmente, não há demanda reprimida.

 

O projeto conecta o Cemdhi (Atenção Secundária) às Unidades Básicas de Saúde (Atenção Primária). A endocrinologista atende online os médicos clínicos das UBSs quatro vezes por semana, discutindo os casos apresentados. Desde o início da iniciativa, mais de 900 casos já foram analisados, sendo que mais de 84% permanecem sob acompanhamento na Atenção Primária.

 

A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, destacou que a decisão de implantar a teleconsultoria síncrona foi assertiva, pois contribuiu para a qualificação da fila e, consequentemente, para o fortalecimento da resolutividade dos atendimentos na Atenção Básica.

 

A assistente social Maria Cristina Strama ressaltou que a iniciativa atende a uma demanda do município, auxiliando os profissionais da Atenção Primária e aprimorando o atendimento aos usuários.

 

Secretaria Especial de Comunicação 

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