25/07/2025
Uberaba foi habilitada pelo Ministério da Saúde para participar do novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE), referente ao biênio 2025/2026. O Município receberá investimento de R$ 121.676,00 para desenvolver ações em 85 escolas da rede pública, beneficiando aproximadamente 39.543 alunos. Em todo o país, o repasse total para o programa será de R$ 140 milhões.
O PSE tem como objetivo promover saúde e prevenção de doenças entre estudantes da educação básica, tanto da rede estadual quanto municipal. Criado em 2007, o programa integra as áreas de saúde e educação, fortalecendo o desenvolvimento integral dos alunos.
“Esse é um importante instrumento de incentivo, em que se trabalha saúde, educação e o desenvolvimento dos estudantes. Eles se tornam multiplicadores junto às suas famílias e comunidades, criando uma consciência coletiva sobre o cuidado com as pessoas”, destacou a diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão.
Segundo ela, as equipes de saúde, alinhadas com as escolas pactuadas, organizam as ações conforme o cronograma estabelecido, que abrange desde vacinação, palestras e teatros sobre prevenção às arboviroses - dengue, chikungunya e zika - até atividades da saúde bucal com orientação, rastreio e distribuição de kits de higiene, dentre outras bque são desenvolvidas em conjunto.
As ações previstas para o novo ciclo abordam temas como alimentação saudável; prevenção da violência e promoção da cultura de paz; saúde mental; saúde sexual e reprodutiva; além da verificação da situação vacinal dos estudantes.
A Portaria nº 7.568, publicada pelo Ministério da Saúde no dia 14 de julho, definiu as temáticas com base em demandas de gestores estaduais e municipais, bem como nas especificidades de cada território. A seleção considerou indicadores epidemiológicos e sociodemográficos, com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab).
Entre os critérios analisados estão violência nas escolas, gravidez na adolescência, notificações de HIV e sífilis entre jovens de 10 e 19 anos, saúde mental (com dados sobre depressão, ansiedade e suicídio) e cobertura vacinal na infância.
Até julho de 2025, segundo dados do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), foram desenvolvidas diversas ações do Programa Saúde na Escola em Uberaba. Confira:
58.794 atendimentos de promoção à saúde bucal
28.606 levantamentos epidemiológicos em saúde bucal
21.698 escovações dentais supervisionadas
16.050 avaliações antropométricas
11.259 atendimentos de saúde ocular
12.029 participantes em ações de combate ao Aedes aegypti
10.597 aplicações de flúor
4.372 participantes em atividades sobre alimentação saudável
1.123 verificações da situação vacinal
969 participantes em ações voltadas à saúde mental
850 participantes em práticas corporais e atividades físicas
767 participantes em ações sobre saúde sexual e reprodutiva
392 participantes em ações de cidadania e direitos humanos
1.171 participantes em iniciativas de promoção da cultura da paz
94 participantes em ações de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas
Segundo Aline, com esse conjunto de ações, Uberaba reafirma o compromisso com o cuidado integral à saúde dos estudantes, fortalecendo o vínculo entre escola, comunidade e rede de atenção à saúde.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000