ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
27/09/2023
Foto: https://dasa.com.br/
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, via Departamento de Vigilância Epidemiológica, chama atenção da população quanto aos cuidados em áreas de camping, parques, chácaras e fazendas, que são locais que podem ter a presença do carrapato estrela, portador da bactéria que causa a febre maculosa.
A doença, endêmica, é causada por bactérias do gênero Rickettsia, transmitida ao homem pela picada do carrapato-estrela. O parasita depende de sangue de outros seres para sobreviver. Seus hospedeiros podem variar de região para região.
Em 2023, Uberaba registou um caso positivo para doença. O paciente, de 25 anos, passa bem, não tem sequelas e encontra-se recuperado. Ele procurou uma unidade de pronto atendimento em agosto, com febre, náuseas/vômito, cefaleia, dor muscular e prostração e ainda relatando que havia tido contato com carrapatos durante limpeza de chácara próxima a Uberaba.
O sangue do paciente, coletado para exames, foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), confirmando, por meio de contraprova, o resultado para febre maculosa. O Departamento de Controle de Zoonose e Endemias também realizou investigação no possível local de infecção e coleta de material para análise.
Em 2023, o Departamento de Vigilância Epidemiológica notificou nove casos de febre maculosa em Uberaba. Destes, quatro já foram descartados e outros quatro seguem em investigação, sendo um positivo. Todos os pacientes foram medicados e passam bem.
O município está em alerta desde que iniciaram os primeiros casos no interior de São Paulo. “Com objetivo de alinhamento das ações de controle e enfrentamento da doença, em junho capacitamos os profissionais no manejo clínico, bem como medidas preventivas para salvaguardar a saúde da população”, destaca o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção.
Como medida preventiva, a Prefeitura/SMS instalou placas de alerta em pontos estratégicos para conscientizar a população sobre os cuidados para se evitar a febre maculosa. A comunicação está em locais onde há presença de carrapatos. A medida é preventiva e educativa.
"A principal forma de prevenção contra a febre maculosa é evitar o contato com o carrapato, mais comum no período de seca. Ao frequentar áreas propícias à presença de carrapatos - campos e pastos -, onde há animais silvestres, como capivaras, ou ainda, o manejo de gado, cavalos, cabras ou mesmo de cães e gatos, tenha atenção redobrada", destacou o biólogo e chefe da Seção de Controle de Zoonoses, Luiz Gustavo Pinheiro.
Previna-se:
- Use repelentes à base de Icaridina, eficazes na prevenção de picadas por carrapatos.
- Vista roupas de cor clara, compridas e calçados fechados (preferencialmente com meias brancas e de cano longo).
- Utilize equipamentos de proteção individual, como macacões de manga comprida, nas atividades ocupacionais em ambientes propícios para a presença de carrapatos.
- Examine o corpo periodicamente para identificar a presença de carrapatos. Quanto mais rápido forem retirados, menor será a chance de infecção.
- Ao encontrar carrapatos grudados à pele, remova-os com cuidado, utilizando pinças e evitando o esmagamento do animal.
- Utilize carrapaticidas periodicamente em cães, cavalos e bois, conforme orientação veterinária.
- Em caso de picada por carrapatos e manifestação de sintomas da doença (febre alta, dor de cabeça, dor no corpo), procure imediatamente o serviço de saúde, relatando o contato/picada ao médico, para que o profissional possa avaliar a possibilidade de ser um caso de febre maculosa.
Mais informações ligue 3315-4173.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000