01/08/2022

Prefeitura promove ações de enfrentamento à violência doméstica no ‘Agosto Lilás’

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), por meio do Centro Integrado da Mulher (CIM), promove ao longo deste mês ações de enfrentamento à violência doméstica em alusão ao Agosto Lilás. A campanha nacional faz referência à sanção da Lei Maria da Penha, que no próximo dia 7 completa 16 anos.

A programação será aberta no dia 9, no anfiteatro do Centro Administrativo, pela prefeita Elisa Araújo e pela secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes. No mesmo dia, está marcado o 1º Fórum de Prevenção e Enfrentamento da Violência Doméstica, voltado aos profissionais da rede.

O "Agosto Lilás" marcará o início da capacitação de agentes comunitários de Saúde para o combate à violência contra a mulher. O foco são profissionais que atuam na atenção primária. "Na visita domiciliar, o agente comunitário entra na casa de família e tem acesso a diversas situações, inclusive a da violência doméstica. Com uma abordagem adequada, esse profissional poderá orientar a vítima e ser mais um aliado nessa luta", pontua a gerente do CIM, Juciara Moura.

Durante o mês, o assunto também será debatido com a comunidade, por meio de sala de espera temática no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), rodas de conversa nas comunidades rurais da Baixa e de Ponte Alta e bate-papo on-line com alunos dos grêmios estudantis da rede municipal.

As formas de violência doméstica, os canais de denúncia e órgãos da rede de proteção à vítima também serão levadas às mulheres da varrição social, que atuam no programa Uberaba Limpa Todo Dia da Prefeitura. Os encontros serão nos bairros Abadia, Jardim Triângulo, Morumbi e Residencial 2.000.

"Embora seja a mais conhecida, a violência doméstica nem sempre é física. Também pode ser psicológica, moral, sexual e patrimonial. Por isso, a informação é tão importante para que a mulher consiga enxergar a violência e saiba onde procurar ajudar", complementa Juciara. Confira a programação completa da campanha do Agosto Lilás em portal.uberaba.mg.gov.br/mulher.