01/07/2025
Foto: Lílian Veronezi/PMU
Com a presença de cerca de 250 pessoas, a Prefeitura de Uberaba deu início, nesta segunda-feira (30), à Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. As discussões seguem na terça-feira (8), a partir das 13h, no anfiteatro do Centro Administrativo. O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em conjunto com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e a Câmara Municipal.
Na próxima semana, as participantes concluirão o debate sobre as propostas para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres. Serão lidas e votadas sugestões para cada um dos eixos temáticos da conferência. Os temas debatidos abrangem questões como igualdade no mundo do trabalho, autonomia econômica, enfrentamento das violências, saúde integral da mulher e garantia de direitos.
As pautas aprovadas para âmbito municipal serão encaminhadas ao Poder Executivo, enquanto as demais devem ser remetidas às conferências estadual e nacional. Também na terça, serão eleitas as representantes de Uberaba que participarão da etapa estadual da conferência, prevista para agosto. Já a 5ª edição da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres será realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília.
Compuseram a mesa de abertura do evento, nesta segunda, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o vice-prefeito Mauricinho de Sá, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Anna Maia, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Fernanda Mendes, a presidente do Conselho da Mulher, Maria Abadia, o juiz e diretor do Fórum de Uberaba, Fabiano Veronez, a delegada Mariana Ponte, as vereadoras Ellen Miziara, Lu Fachinelli e Rochelle Gutierrez e as policiais militares Daniela Cunha e Bruna Torquato.
Primeira prefeita de Uberaba, Elisa Araújo destacou a importância da conferência como espaço de construção coletiva. “Estamos aqui para falar da luta diária de cada uma de nós e para evitar, verdadeiramente, que as mulheres sejam violentadas em seus direitos. Que esta conferência seja guia, seja luz para o futuro da nossa cidade e para o futuro das nossas mulheres”, afirmou.
Nas boas-vindas, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social relembrou que, durante quatro anos, esteve à frente da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão ligado à pasta. “Espero que, mais do que falas, possamos sair daqui com propostas capazes de mudar a vida das mulheres. Que as frestas abertas aqui possam ser portas para a construção de um futuro muito melhor para todas”, ressaltou Anna Maia.
Por sua vez, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher chamou atenção para a necessidade de diversidade no debate. "Temos que ter políticas públicas que realmente atendam todos os territórios e a diversidade das mulheres — porque nós somos diversas", enfatizou Maria Abadia.
Além das discussões dos eixos temáticos, a programação do primeiro dia teve como destaque palestra magna proferida pela mestra em Serviço Social e doutora em Política Social, Qelli Viviane Dias Rocha, que abordou o tema central da Conferência: “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000