ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
09/05/2025
Foto: Divulgação
A Secretaria de Educação (Semed) promoveu, nesta sexta-feira (9), uma reunião online com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Escola que Protege e do Núcleo de Resposta e Reconstrução, para estruturar e direcionar ações coletivas diante da morte de uma aluna dentro de uma escola privada. O objetivo foi fortalecer o trabalho em rede já desenvolvido em Uberaba, com o alinhamento de estratégias e de posicionamento das diversas instituições envolvidas na proteção e segurança dos alunos, tanto da rede pública quanto privada.
Ao todo, participaram da reunião 25 representantes de 11 instituições. Entre eles, a secretária municipal de Educação, Juliana Petek; o secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri; o psicólogo e representante da Secretaria de Saúde, Sérgio Marçal, e o secretário o executivo do Conselho Municipal de Segurança, Weber Januário. Representando o Ministério da Educação participaram Sarah Carneiro, consultora da UNESCO junto ao MEC; Laura Antunes, técnica do Programa Escola que Protege, e Thaís Dias Luz Borges Santos, coordenadora-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas.
Também marcaram presença representantes do Colégio Livre; a superintendente regional de Ensino de Minas Gerais, Vânia Célia Ferreira; Maria Afonsina Rodrigues e Luciana Cruvinel Gouvea, da Diretoria de Apoio à Educação Básica da Semed; o juiz titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Uberaba, Marcelo Geraldo Lemos; o promotor coordenador das promotorias de Infância e Juventude do Triângulo Mineiro, André Tuma; a promotora de Justiça Fernanda Fiorati; a delegada da Polícia Civil, Ludmila Perfeito, e Letícia Silva Nogueira, do Conselho Tutelar.
Durante a reunião, os representantes do Ministério da Educação reconheceram o empenho de Uberaba na consolidação de um trabalho articulado e eficiente e destacaram o compromisso da cidade com o acolhimento, a apuração e o acompanhamento de casos que afetam a integridade e segurança dos estudantes. Equipe do MEC é esperada em Uberaba na próxima semana.
"Neste momento de profunda tristeza, unimos nossos corações em solidariedade às famílias e às comunidades afetadas. A dor que atinge uma escola, seja ela pública ou privada, reverbera em toda a nossa cidade, pois a educação é uma só, e a dor também. É fundamental ressaltar que todos os sistemas de garantia de segurança para os alunos estiveram reunidos, nesta sexta, para colocar em perspectiva a cidade de Uberaba como um todo. Estamos trabalhando incansavelmente em rede, agora junto ao Ministério da Educação, com instituições sociais e da Justiça, para fortalecer as ações de enfrentamento à violência e garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos os nossos estudantes. Este é um compromisso de toda a sociedade, e juntos, com diálogo e colaboração, superaremos este desafio", destacou a secretária de Educação, Juliana Petek.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000