20/03/2023

Prefeitura anuncia reajuste de piso salarial e aumento do tíquete-alimentação para profissionais do magistério

Foto: Lílian Veronezi - PMU

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e o secretário de Educação, Celso Neto, reuniram-se na manhã de hoje (20), para anúncio das propostas discutidas com o Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu), na última semana. Está confirmado o reajuste de 14,95% do piso salarial dos profissionais do magistério.

O tíquete-alimentação também passou por revisão e foi concedido um aumento de 25% no valor mensal para a categoria. Segundo Elisa, o impacto mensal do novo piso será de, aproximadamente, R$ 2,7 milhões na folha de pagamento.

Plano de Carreira - A progressão salarial para a categoria dos profissionais que desempenham atividades de coordenação pedagógica também foi pauta dos anúncios. "A equidade tem que prevalecer na gestão pública para garantir aquilo que é justo para todos, por isso, nossa missão é também corrigir erros que são históricos aqui na cidade.

O coordenador pedagógico é uma das carreiras mais desvalorizadas porque os profissionais graduados no Ensino Superior recebiam como formação de Ensino Médio", explicou o secretário de Educação.

Celso Neto pontuou, ainda, que o novo Plano de Carreira do Magistério contemplará decisão final sobre o descanso semanal remunerado para os Profissionais da Educação Básica (PEB). "Já estamos nos trâmites finais para concluir esse documento, que afetará a carreira desses servidores, positivamente, como um todo. Esses profissionais deixarão de ser horistas e vão passar a ser remunerados como mensalistas, uma medida de valorização mais que merecida para a classe", concluiu.

Sobre o Plano de Carreira do Magistério, Elisa ressaltou: "É importante a gente lembrar que esse projeto de lei será encaminhado para a Câmara de Vereadores e o pagamento desse reajuste será retroativo a janeiro, de forma escalonada, em três parcelas, assim como solicitado pelo Sindemu".