WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

05/04/2024

PlanMob realiza oficinas com equipe técnica da Prefeitura

Foto: Lílian Veronezi - PMU

Equipes técnicas de oito secretarias, Cohagra e Codau, envolvidas na elaboração e implementação do Plano de Mobilidade, participaram de oficinas nestes dias 4 e 5. 


O coordenador técnico do Consórcio PlanMob Uberaba, Ricardo Mendanha Ladeira e o especialista em Engenharia de Trânsito, José Alberto Santiago Rodrigues ministraram o treinamento.  


Ricardo comandou o trabalho, dividido em quatro módulos, com a equipe sobre o processo de elaboração e implementação do Plano, com os temas correlatos “Cidade e mobilidade”; “Componentes da Mobilidade” e “Estudos de caso de aplicação de Planos de Mobilidade”.  


Após interação entre os participantes, foi iniciada a apresentação pelo coordenador do primeiro módulo do programa com o processo de elaboração e implementação do plano, abordando Processos Participativos, Gestão da Demanda, Avaliação, Revisão e Atualização. Ao final de cada módulo, foi aberta oportunidade para que todos os participantes pudessem se manifestar e discutir o tema abordado. 
O Módulo 2 trata da Cidade e Mobilidade nos seguintes aspectos: Integração com Plano Diretor; Desenvolvimento Orientado para Transporte Sustentável – TOD; Articulação com outras políticas públicas e Mobilidade de Baixo Carbono. 


A oficina teve continuidade nesta sexta-feira quando foram apresentados mais dois novos módulos. O Módulo 3: Componentes da Mobilidade a pé, por bicicleta, coletiva, individual motorizada e de bens e mercadorias. O Módulo 4 teve análise de casos de aplicação de Planos de Mobilidade de Belo Horizonte/MG; São José dos Campos/SP e Blumenau/SC.  


O treinamento teve como alvo a Comissão Técnica formada na Prefeitura para acompanhar o trabalho e corroborar com a elaboração de todas as etapas da confecção do Plano de Mobilidade Urbana. O engenheiro do PlanMob, José Alberto, também esteve durante a tarde desta quinta-feira (4) em diversos pontos da cidade, para conhecer sua dinâmica.

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS