WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

04/04/2024

PlanMob: mobilidade para os próximos 10 anos começa a ser planejada em Uberaba

Foto: Divulgação

Lançado oficialmente, nesta quinta-feira (4), o Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba começa a ser construído com ampla participação da população por meio de pesquisas que já que estão sendo realizadas nas ruas, em domicílios e online. As equipes da Prefeitura, orientadas pelos consultores do Consórcio PlanMob de Belo Horizonte, contratados por processo licitatório, estão em campo desde o início de março. 

 

Na abertura dos trabalhos, a prefeita Elisa Araújo destacou a importância de o cidadão ser ouvido para que a Prefeitura possa fazer um planejamento e melhorar a locomoção das pessoas dentro da cidade, seja a pé, de bicicleta, transporte coletivo, automóvel, moto, caminhão. "Todos os modais serão abordados para que esse Plano de Mobilidade nos dê o norte para as ações em prol da melhoria do transporte e trânsito em Uberaba", salientou.

 

Em seguida, o coordenador técnico do Consórcio PlanMob Uberaba, Ricardo Mendanha Ladeira e o especialista em Engenharia de Trânsito, José Alberto Santiago Rodrigues fizeram uma síntese do planejamento das atividades, a metodologia de desenvolvimento e cronograma de execução. E também análise do Estatuto da Cidade e outras leis, bem como a apresentação do Plano de Trabalho a ser executado. 

 

O Consórcio de Belo Horizonte foi contratado para prestar consultoria, assessoria e apoio na elaboração do novo planejamento a curto (dois anos), médio (sete anos) e longo (10 anos) prazos, começando pelas ações imediatas para fazer um diagnóstico de todas as formas de deslocamento e locomoção das pessoas e das cargas presentes na cidade. 

 

Durante a plenária, os participantes, representando diversos setores da sociedade, tiveram a oportunidade de fazer questionamentos, observações e sugestões, que serão devidamente analisados pelas equipes técnicas. Ocorreram questionamentos como melhoria de calçadas, especialmente para portadores de necessidades especiais; planejamento do sistema elétrico para abastecimento de veículos; ampliação das ciclovias; tráfego intenso de caminhões de carga em algumas vias, dentre outros. 

 

A paratleta Ercileide Laurinda, da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), esteve no evento de lançamento e considera muito importante o PlanMob, a longo prazo, tendo em vista que serão diagnosticadas as deficiências que existem na cidade. "Pela primeira vez, as pessoas que realmente precisam dessa mobilidade estão sendo ouvidas. Não estamos criando um plano simplesmente porque o Estatuto das Cidades determina, mas pensando no bem-estar comum", salientou. 

 

Esse primeiro diagnóstico com os resultados das pesquisas está previsto para junho, quando deverá acontecer a primeira audiência pública. Estão programadas ainda reuniões, seminários, diagnósticos, prognósticos e outras audiências públicas para permitir essa ampla participação popular. O relatório final culminará na elaboração da minuta da legislação a ser encaminhada ao Legislativo.

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS