22/03/2024

Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira celebra o Dia da Água com coral de alunos e murais sobre conscientização

Foto: Divulgação

Na semana dedicada ao Dia da Água, a Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira, no Conjunto Uberaba, abordou a data de maneira inovadora e educativa. Sob a orientação dos professores, os alunos do 1º e 2º ano do tempo integral promoveram um programa educacional explorando os aspectos da água, sustentabilidade e meio ambiente.

Durante toda a semana, as crianças receberam aulas especiais projetadas para aumentar a conscientização sobre a importância da água e a necessidade de preservar o recurso. As atividades incluíram discussões sobre a origem da água, seu ciclo de vida, bem como a importância da conservação e uso responsável.

Uma parte fundamental do programa foi a realização de experimentos práticos com água, nos quais os alunos puderam observar e aprender sobre conceitos científicos fundamentais, como a evaporação e a chuva. Essas experiências práticas não apenas cativaram a curiosidade dos alunos, mas também os incentivaram a pensar criticamente sobre os desafios enfrentados pelos recursos hídricos no planeta.

"A gente trabalhou com os alunos sobre a importância da água. Como a água faz parte da nossa rotina, na hora de escovar os dentes, tomar banho e nos hidratar. A gente conversa muito com eles a respeito da economia de água. Um dos projetos foi fazer um trabalho voltado para a conscientização, onde eles tiveram que colocar água em diferentes quantidades em dois saquinhos diferentes, para observarem o processo de evaporação e perceberem que, se não cuidarmos das nossas fontes, a água acaba. Eles pegaram bem as atividades e fizeram o dever de casa. Às vezes eles veem alguns colegas gastando água e orientam: 'Fecha, senão a água vai acabar!'", contou a professora Márcia Raquel de Souza Lopes.

Além das aulas regulares, os alunos participaram de outras atividades extraclasse que os levaram a explorar o tema da água de forma criativa e artística. Desenhos coloridos retratando a importância da água na vida cotidiana e a necessidade de proteger os corpos d'água adornavam as paredes da escola, enquanto exposições em murais destacavam dados e fatos relevantes sobre o tema.

Essa sexta-feira (22), Dia da Água, foi marcada por apresentações preparadas pelos alunos, nas quais eles compartilharam seus conhecimentos e reflexões sobre o tema. Um coral das crianças no final da manhã marcou o dia e transmitiu uma mensagem sobre a importância de preservar e valorizar a água como um recurso indispensável para a vida na Terra, segundo Márcia Raquel.

Semana da Água - De forma geral, as unidades escolares de Uberaba participaram da Semana da Água, organizada pela Codau. Nesta edição, a Semana da Água contou com várias atividades sobre sustentabilidade ambiental. Nos estandes, os alunos e público em geral conheceram um laboratório de zoologia, a divulgação de projetos de recuperação de nascentes e afluentes do rio Uberaba, de reciclagem e um outro sobre o ciclo das mudas de árvores, entre outras atrações. Os alunos ainda receberam a cartilha educativa da “Turma da Clarinha”, além de kit com material didático.