WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

26/02/2024

Equipe técnica do Cidade Presente visita pontos estratégicos do centro de Uberaba

Foto: Lílian Veronezi/PMU

Nesta segunda-feira (26), a prefeita Elisa Araújo assinou Termo de Cooperação Técnica com o Projeto Cidade Presente - Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), do Governo Federal, dentro do acordo de cooperação técnica Brasil x Alemanha. Uberaba foi uma das seis cidades escolhidas no Brasil para ter consultoria especializada da agência alemã GIZ no desenvolvimento do Projeto Viva o Centro, de requalificação e revitalização da área central da cidade. 

 

Segundo a prefeita, é um orgulho Uberaba ter sido escolhida entre as 170 cidades participantes, junto com outras cinco cidades do Brasil, para receber essa consultoria, em razão do planejamento feito para a ocupação do centro da cidade e reavivamento desse local. Ela destacou que o Projeto Viva o Centro incentiva a população a retornar a essa área, com novas atividades e um sentimento de pertencimento de que a cidade deve ser ocupada pelo nosso povo. "Seguimos empenhados em tornar Uberaba grande de novo. E esse projeto é fundamental para concretizarmos esse sonho", disse.

 

Após apresentação do Projeto Viva o Centro pela secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, o coordenador de Projetos da Agência GIZ, Daniel Wagner, destacou que durante um ano as empresas contratadas pela agência alemã darão consultoria técnica para a confecção dos projetos arquitetônicos, urbanísticos, além do financiamento. 

 

A agência, segundo Daniel, já tem liberado recurso para fazer um investimento de arranque, para o início de uma intervenção física em algum ponto a ser escolhido da cidade. "A fase de planejamento é mais lenta e, por isso, essa modificação irá demonstrar para a população o que é possível fazer", disse.  

 

No período da tarde, a partir das 14h, as equipes técnicas do DUS e da Prefeitura fizeram um tour pelos pontos da área central que fazem parte do Projeto. Os consultores puderam conhecer os locais que sofrerão as intervenções e sua complexibilidade. 

 

Segundo a titular da Seplan, a terceira fase do Projeto tem o olhar voltado para os imóveis desocupados ou subutilizados no Centro da cidade. “Essa cooperação técnica com a agência alemã também é no sentido de buscar investidores e levantar recursos para projetos como retrofit, com obras que dão vida nova a prédios antigos, para serem aproveitados dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.  O roteiro começou na Praça Rui Barbosa, passando pela Rua Artur Machado, Avenida Leopoldino de Oliveira, antigo Cine Metrópole e Grande Hotel, Mercado Municipal, Museu de Arte Sacra, Praça Manoel Terra e Geossítio Santa Rita. 

 

A terça-feira (27), a partir das 9h, será dedicada à realização de oficinas com as equipes técnicas envolvidas no Projeto. Os técnicos da Gopa - Consultoria de Bad Homburg vor der Höhe (Alemanha), e da URBTEC™ Consultoria, de Curitiba, estarão reunidos com servidores de diversas secretarias e representantes de entidades da sociedade civil organizada interessadas em conhecer os detalhes dos planos de trabalho financeiro e estrutural para os próximos meses.

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS