23/02/2024

Consultores do Ministério das Cidades e agência alemã GIZ vêm conhecer o projeto Viva o Centro

Foto: Arquivo/PMU

Na próxima segunda-feira (26), a partir das 9h, começa a extensa programação da visita técnica da equipe do Cidade Presente, do Governo Federal, dentro do acordo de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha. O evento acontece no auditório da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

A prefeita Elisa Araújo assinará o Termo de Cooperação Técnica para dar início ao Plano de Trabalho a ser apresentado pelos consultores. A equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) fará uma apresentação do projeto “Viva o Centro” de revitalização e requalificação da área central da cidade. Uberaba foi escolhida pelo Ministério das Cidades para receber consultoria especializada da agência alemã GIZ pela iniciativa.

Segundo a secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, no período da tarde, a partir das 14h, as equipes técnicas do DUS e da Prefeitura farão um tour pelos pontos da área central que fazem parte do projeto. “Essa visita será para os consultores entenderem a complexibilidade, quais são os atores envolvidos, quem são os beneficiários, riscos e possibilidades de financiamentos e por quais meios e fontes poderão ser buscados”, disse.

O roteiro começará na Praça Rui Barbosa, passará pela Rua Artur Machado, Avenida Leopoldino de Oliveira, passando pelo antigo Cine Metrópole e Grande Hotel, Mercado Municipal, Museu de Arte Sacra, Praça Manoel Terra e terminará no Geossítio Santa Rita.  A terceira fase do projeto tem o olhar voltado para os imóveis desocupados ou subutilizados no Centro da cidade. Segundo Isabella, essa cooperação técnica com a agência alemã também é no sentido de buscar investidores e levantar recursos para projetos de retrofit, com obras que dão vida nova a prédios antigos, para serem aproveitados dentro do Programa Minha Casa Minha Vida. A terça-feira (27), a partir das 10h, será dedicada à realização de oficinas com as equipes técnicas envolvidas no projeto.