31/07/2025
Foto: Arquivo
O aleitamento materno fortalece o sistema imunológico, aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê, reduz risco de obesidade e de mortalidade infantil e nutre.
As razões e a importância da amamentação são inúmeras e, pensando nisso, a Prefeitura de Uberaba, por meio do Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) intensifica as ações de conscientização e esclarecimento durante o Agosto Dourado. O tema da campanha pelo aleitamento materno em 2025 é “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”. De acordo com a responsável técnica do Banco de Leite Humano de Uberaba, Jaciara Aparecida de Jesus Silva, o tema acolhido pelo Comitê Nacional de Amamentação (CNAM), adotado oficialmente pelo Ministério da Saúde e pela Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH), convida governos, instituições, profissionais de saúde e famílias a fortalecerem as redes que tornam possível o início saudável da vida.
“Essa é uma mensagem potente e a cor dourada simboliza o que há de mais precioso: o leite materno, fonte de vida, vínculo e proteção. Para os bebês prematuros, esse impacto é ainda mais decisivo, pois o leite materno atua como o verdadeiro remédio, fortalece o sistema imunológico, reduz o risco de infecções graves, favorece o crescimento e protege contra doenças que poderiam causar o óbito desses prematuros”, explicou Jaciara.
Em 2025, o Banco de Leite Humano atendeu 61 bebês internados em UTIs Neonatais do Município (Hospital de Clínicas da UFTM e Mário Palmério Hospital Universitário), com leite humano pasteurizado. Atualmente, há o apoio de 50 doadoras.
O leite materno doado passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído. Questionada sobre o estoque de leite humano, ela aponta que o volume é insuficiente.
“Por isso, se você é mãe, está em aleitamento materno exclusivo ou conhece alguma mãe que esteja em aleitamento materno exclusivo, entre em contato conosco, doe um pouco dessa gota tão importante para os recém-nascidos prematuros. Nosso estoque atualmente está abaixo do esperado, por isso, contamos muito com esse apoio, principalmente neste mês tão importante de celebração do aleitamento materno e da doação de leite humano”, disse Jaciara.
Para facilitar a doação, a unidade disponibiliza equipe móvel que vai à casa da doadora, semanalmente, buscar o leite doado. O Banco de Leite Humano funciona das 7h às 11h e das 12h às 17h, no Caism, localizado na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1.160 - Parque do Mirante. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone ou WhatsApp 3332-0559.
Programação do Agosto Dourado – Ao longo do mês serão ministradas palestras no Caism e nas Unidades Básicas de Saúde sobre o tema. Integra a programação, a capacitação itinerante dos profissionais da rede das Unidades de Saúde da Família, para formação de multiplicadores. A primeira ação será na USF João Francisco Naves, no bairro Rio de Janeiro, no dia 6 de agosto. A programação também terá dia D em 13 de agosto com programação nos períodos da manhã e tarde no Caism.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000