ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
12/12/2024
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou nesta quarta-feira (11) a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta). Com o tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”, o evento está alinhado à Portaria nº 1.079 do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Estiveram reunidas 150 pessoas, incluindo estudantes, representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, além de integrantes das universidades e da sociedade civil.
A programação incluiu palestra com o tema “Governança e Educação Ambiental”, ministrada pela doutora e pedagoga Adriana Castro, de São Paulo, seguida de dinâmica que dividiu os participantes em grupos para a construção de propostas baseadas em cinco eixos temáticos - Mitigação: Redução das emissões de gases de efeito estufa; Adaptação e Preparação para Desastres: Prevenção de riscos e redução de perdas e danos; Justiça Climática: Superação das desigualdades; Transformação Ecológica: Descarbonização da economia com inclusão social; e Governança e Educação Ambiental: Participação e controle social.
Após a dinâmica, foram realizadas a plenária para leitura e defesa das propostas de cada grupo, a apresentação das candidaturas para formação da delegação municipal para representar Uberaba na etapa estadual da Conferência, prevista para o primeiro semestre de 2025, e houve um momento de discussão para priorização das propostas.
Foram eleitos os delegados e suplentes da sociedade civil: Karina da Costa Sousa Lima, Marina de F. Teles (suplente), Anderson Passos, Ernane Francisco de Jesus (suplente), Karen Ferraz Carvalhinha da Costa Sousa Lima e Eduarda Beneti (suplente). Para delegados e suplentes representantes do poder público: Murielle Moreira Facure, Aline Beatriz Carvalho de Sá (suplente), Leonardo José Silveira e Patrícia Diniz Martins (suplente). E ainda eleitos delegados e suplentes do setor privado: Marcelo Augusto Carvalho de Oliveira e Devanir Inácio Carvalho de Rezende (suplente).
O secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, destacou a importância do momento de integração: "Precisamos contribuir para uma melhor condição do nosso meio ambiente. Enfrentamos situações adversas, como o aquecimento global, desastres, queimadas e muitas ações que, infelizmente, são intensificadas pela intervenção humana. A ação antrópica acelera processos prejudiciais ao meio ambiente, e isso afeta a natureza como um todo, principalmente os animais silvestres, que sofrem muito com essas mudanças e desastres ecológicos. É essencial discutir e buscar soluções para essas questões”, ressaltou.
A 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente reafirmou o compromisso de Uberaba em contribuir para buscar soluções que enfrentem os desafios da emergência climática, a fim de transformar as propostas discutidas em ações concretas para a sustentabilidade.
Secretaria Especial de Comunicação
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h