WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

13/12/2024

Superintendência de Bem-Estar Animal monitora casos de maus-tratos

Brasão do município de Uberaba.

A Superintendência de Bem-Estar Animal, ligada à Secretaria do Meio Ambiente (Semam), registrou, desde o ano passado, mais de 370 denúncias de maus-tratos em Uberaba, sendo 315 casos concluídos e 56 ainda em andamento. Essas demandas chegam por meio dos cidadãos, protetores, ONGs, Guarda Municipal e Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). 


A titular da Superintendência, Ana Paula Boaventura, destacou que ao receber a denúncia, sua equipe verifica, primeiramente, a veracidade dos fatos e, se for necessário, aciona a Guarda Municipal ou a Polícia Militar para acompanhar a ocorrência. “Essas corporações trabalham de forma colaborativa com a Superintendência”, disse. 


Com sua estruturação durante a gestão da prefeita Elisa Araújo, a Superintendência de Bem-Estar Animal passou a contar com uma equipe técnica que permite o acompanhamento dos casos denunciados, registrando em planilha específica as ocorrências de maus-tratos. 


Ao atender uma ocorrência, a equipe sempre é acompanhada por um médico veterinário para fazer o diagnóstico da situação do animal. Sendo necessário atendimento mais especializado, o animal é encaminhado para o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), dentro do convênio com a Prefeitura.  


Segundo Ana Paula, nos casos mais críticos, que envolvem por exemplo violência, é lavrado um Boletim de Ocorrência encaminhado para a Polícia Civil, para ser investigada a situação. O Ministério Público também é acionado podendo esse tutor ou a pessoa que praticar a ação ser detida e responsabilizada criminalmente.  


O munícipe que constatar casos de maus-tratos deve entrar em contato com a Superintendência por meio de mensagens pelo whatsapp 3318-0218 ou e-mail superintendenciaanimal.semam@gmail.com. 


Ana Paula alerta que nos finais de semana, se houver casos de violência, a Polícia Militar também pode ser acionada pelo 190. 
Resgate - Um exemplo do trabalho da Superintendência foi concluído na quarta-feira (11), com o encaminhamento de um cão, vítima de maus-tratos, para uma chácara próximo à Cachoeira do Dominguinhos, na região de Veríssimo (MG). 


A demanda foi encaminhada pelo MPMG, que recebeu denúncias dos vizinhos de um casarão cujo proprietário, que morava sozinho com o cão, faleceu há cerca de dois anos.  


A equipe foi até o local e conseguiu entrar em contato com um dos herdeiros. O animal ficava preso em área restrita desde o falecimento de seu tutor e somente recebia alimentação e água a cada quinzena. Além do ambiente ser insalubre o cachorro não tinha contato com outros seres humanos, nem com outros animais. 


Após ser encaminhado para o HVU, o animal ganhou um novo lar. O trabalho de resgate e ambientação do animal com a família na chácara foi acompanhado pela veterinária Sofia Sousa Valim, que atende na UnaPet do Beija-Flor.

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG

Telefone: (34) 3318-2000

Atendimento ao Público: Das 12h às 18h