ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
13/12/2024
Foto: Arquivo
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizou, nesta sexta-feira (13), o IX Curso de Capacitação em Poda e Supressão de Árvores. O evento, que contou com mais de 30 inscritos, teve como objetivo ampliar o número de pessoas físicas e jurídicas habilitadas e credenciadas para essas atividades, atualmente em 18. O curso ocorreu das 8h30 às 17h, no Anfiteatro do Centro Administrativo.
O diretor do Departamento de Recursos Ambientais, Rick Max Aramaki, destacou que o curso apresentou a estrutura, funcionamento e organograma da Semam. Além disso, abordou aspectos legais, diretrizes práticas de poda e supressão de árvores e questões de educação ambiental.
Participaram como palestrantes o aspirante do Corpo de Bombeiros, Tiago Antônio Dias, do 8º Batalhão, e o diretor do Departamento de Iluminação Pública e Telegestão da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Leandro Eduardo de Oliveira. A equipe da Semam também abordou temas como manejo, técnicas de poda e a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
O curso permitiu a participação de profissionais, estudantes e cidadãos interessados em aprimorar conhecimentos ou iniciar atividades profissionais na área. No encerramento, os participantes fizeram uma avaliação, cujo gabarito será publicado no Diário Oficial do Município (Porta-Voz) desta sexta-feira (13). Os aprovados receberão certificados na próxima semana.
Caso o candidato não atinja a nota mínima na avaliação, poderá refazer o curso na próxima edição, prevista para 2025. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (34) 3318-0312, 3318-0319 ou 3318-0398, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Rick Max Aramaki ressaltou que apenas pessoas capacitadas e credenciadas pela Semam podem executar atividades de poda e supressão de árvores no perímetro urbano de Uberaba. “Esses serviços precisam seguir técnicas adequadas para preservar a estabilidade e a saúde das árvores”, afirmou.
Para atuar profissionalmente, os interessados devem abrir um processo administrativo na Prefeitura para obter o credenciamento. “Sem o credenciamento, os responsáveis podem ser autuados e multados”, alertou.
De acordo com a chefe do Departamento de Controle Ambiental, Amanda Santana dos Santos, a poda ou supressão executadas por não credenciados ou sem observância das normas técnicas configuram infração de leve a grave, sujeita à multa de 1 a 50 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor atual é de R$ 379,87. O corte irregular ou a supressão não autorizada podem gerar multas adicionais, variando de 1 a 83 UFMs, dependendo do dano ambiental, conforme o Código Municipal de Meio Ambiente.
Amanda destacou que a poda não necessita de autorização, mas deve respeitar o limite de 30% do volume total da copa da árvore. O proprietário do imóvel deve contratar profissionais ou empresas credenciadas pela Semam, cuja lista está disponível no site oficial da Prefeitura (https://portal.uberaba.mg.gov.br) ou diretamente pelo link: https://portal.uberaba.mg.gov.br/secretaria_outros_servicos_pagina/101/1.
Secretaria Especial de Comunicação
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h