WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

07/06/2023

Revolução de 1930: Arquivo Público de Uberaba lança podcast inédito

O Arquivo Público de Uberaba expandiu sua coleção digital com um novo podcast sobre a Revolução de 1930, um evento histórico marcante no Brasil, especialmente em Minas Gerais e São Paulo. A série, batizada de "A Revolução de 1930", é fruto da pesquisa do historiador Luiz Cellurale.

 

Dividido em cinco episódios de cerca de 15 minutos cada, o podcast oferece uma visão aprofundada sobre diversos aspectos da revolução. O primeiro episódio fornece uma introdução ao tema, enquanto o segundo mergulha na política do "Café com Leite", um sistema de poder, dominado pelos estados de São Paulo e Minas Gerais, que chegou ao fim com a Revolução de 1930.

 

O terceiro episódio foca na cidade de Uberaba e seu preparo para enfrentar o tumulto político. O quarto episódio leva os ouvintes aos primeiros ataques da Revolução, proporcionando uma visão única dos eventos que definiram o curso da história brasileira. O quinto e último episódio explora a República Nova, a era subsequente à revolução e as mudanças que ela impôs ao Brasil.

 

Cellurale ressalta a importância da Revolução de 1930 e seu impacto em Uberaba, que teve um papel significativo no conflito devido à sua proximidade com a divisa do estado de São Paulo. "As tropas mineiras concentraram-se aqui. Antes do conflito, duas escolas de Uberaba se transformaram em hospitais e as professoras, em enfermeiras. Houve derramamento de sangue e mortes", afirmou o historiador.

 

Segundo Cellurale, o objetivo da série é colocar o vasto acervo do Arquivo Público de Uberaba à disposição de pesquisadores, historiadores, estudantes e do público em geral. Com o uso de relatórios de Guilherme Ferreira, livros de Hildebrando Pontes e jornais da época, a pesquisa de Cellurale resgata episódios esquecidos da história brasileira, como a Revolução de 1930.

 

O novo podcast não é apenas uma chance de aprender mais sobre a história do Brasil, mas também uma forma de apreciar a história local de Uberaba. Promete ser um deleite para os amantes da história e para todos aqueles interessados em entender melhor o nosso passado.

 

O podcast já está disponível no aplicativo do Arquivo Público, que pode ser acessado, sem necessidade de download, através do link: https://applink.com.br/arquivo-publico.

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS