28/11/2023

Exposição interativa Estação de Memórias de Uberaba é inaugurada no Arquivo Público

A Prefeitura de Uberaba e a VLI, empresa de logística multimodal que administra a Ferrovia Centro-Atlântica, inauguraram nesta terça-feira (28), o Projeto Estação de Memórias de Uberaba, um espaço dedicado à história ferroviária local. O projeto, executado pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), reconta o passado ferroviário de Uberaba e está disponível para visitação no Arquivo Público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A expografia em Uberaba dispõe de jogos interativos, mapa em tela touch com as estações locais, linha do tempo, histórias em áudio, pílulas em vídeo, personagens inspirados em figuras históricas, maquete de oficina, além de objetos históricos como um bastão de staff, um paletó de maquinista, entre outros.

A coordenadora-geral do Projeto Estação de Memórias da AIC, Raíssa Faria, contou que a exposição tem sido trabalhada desde 2022 e existe toda uma metodologia de pesquisa, tanto documental quanto de entrevistas para mobilizar as pessoas a contarem suas histórias de vida. “Então, temos todo um processo para transformar isso em uma narrativa. É uma alegria entregar esse memorial hoje, que fica, de forma permanente, no Arquivo Público para a população de Uberaba”, esclareceu.

Segundo a gerente-geral de Sustentabilidade da VLI, Francielle Pedrosa, o objetivo maior é o resgate das estações, reabrindo esse espaço para a comunidade, sendo ela quem reconta as histórias do entorno da ferrovia. “Eles se envolvem nessa coleta de dados e na criação de um museu para que todos tenham acesso à história da ferrovia da cidade. É um resgate importante da história imaterial, para que as próximas gerações possam ver”, complementou.

A prefeita Elisa Araújo participou da inauguração e enfatizou o trabalho fantástico que foi desenvolvido pela VLI nesse resgate da memória da ferrovia de Uberaba. “Toda a importância que ela teve para o desenvolvimento, para a cultura, e tudo que permeia o universo dos ferroviários, o resgate da memória de pessoas, de objetos, da história, por completo. Isso possibilita, inclusive, aumentarmos a pontuação no ICMS, que é uma fonte de recursos para implementar no Município outras atividades como essa da exposição, que é maravilhosa”, destacou.

O superintendente do Arquivo Público de Uberaba, José Resende Filho, reforçou o convite para que as pessoas conheçam o projeto: “A exposição é gratuita e a comunidade de Uberaba pode conhecer, visitar e colaborar com a exposição, basta vir ao Arquivo”.
A abertura da Estação de Memórias foi prestigiada por historiadores, ex-ferroviários e familiares, secretários municipais, dirigentes classistas e população em geral.