05/10/2023

Ações de transição da Secretaria de Educação auxiliam alunos a vivenciarem a próxima fase escolar

A transição escolar é uma das etapas que mais exige atenção compartilhada entre pais, responsáveis e professores, afinal, cada período tem sua exigência e fases de desenvolvimento. Em cada novo ciclo, os conteúdos vão ficando mais complexos e diferentes metodologias são incluídas. As mudanças são necessárias, mas não podem prejudicar a infância, devendo assim respeitar os direitos e limites das crianças.

Para que os estudantes da rede municipal de ensino se adaptem às transformações, a Secretaria de Educação (Semed) realiza o acompanhamento dos alunos da educação infantil (Pré-II) ao ensino fundamental (1° ano), com atividades de transição, incluindo contato prévio e conhecimento das dependências, com o objetivo de facilitar a mudança para um ambiente acolhedor e que permita a continuidade do aprendizado, sem grandes dificuldades, no próximo ano letivo.

Nos dias 17 e 19 de outubro, o Cemei Profª. Mª. Emerenciana Cardoso, no Jardim Maracanã, organiza visitas com as turmas de Pré-II para as escolas municipais Dr. Aluízio Rosa Prata e Monteiro Lobato, respectivamente. “Os alunos farão um tour pela unidade, conhecendo a estrutura e a organização de espaços como a biblioteca, sala de informática, parque, quadra de esportes e participarão de atividades de contação de histórias. Durante toda a ação, os convidados terão contato com os alunos do 1° ano e com os servidores, para facilitar a integração e a ambientação com a escola que, provavelmente, estudarão no ano seguinte”, explicou a diretora Renata Beatriz da Silva.

Priscilla de Morais Pinto, chefe do Departamento de Educação Infantil, também destaca a importância da prática na formação dos estudantes. “Esse novo desafio pode gerar ansiedade, angústias e até receios, que são naturais, mas que devem ser acolhidos e escutados. A iniciativa da Semed garante a continuidade dos processos de aprendizagens através de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição para o novo ciclo que será vivido pela criança, como o aumento no número de professores, disciplinas, novos amigos e novo ritmo de estudo”, disse.

Para o secretário de Educação, Celso Neto, outro ponto importante é envolver as famílias. “Os pais e responsáveis também precisam ser acolhidos em suas dúvidas e participar de momentos com os filhos, na fase de mudança. É interessante trazer os pais para a escola, apresentar os professores, a história do lugar, e a rotina de maneira geral”, contou.

Secretaria Especial de Educação