06/04/2022

Escolas da rede municipal participarão do programa Sala de Recursos voltado à inclusão

Duas escolas da rede municipal de ensino serão incluídas no programa Sala de Recursos, do Ministério da Educação (MEC), cuja finalidade é promover o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.

A adesão ao programa pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed), já foi sacramentada e até o final desta semana as unidades escolares devem encaminhar seus planos de atendimento ao MEC.

Chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Semed, Maria Afonsina Colavolpe Rodrigues da Cunha informou que o programa será executado nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas municipais Maria Lourencina Palmério e Santa Maria. O critério para escolha das unidades seguiu recomendação do MEC: ter matriculados no mínimo 19 alunos com necessidades especiais.

Cada escola receberá R$ 20.000,00 originários do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Os recursos serão destinados à aquisição de materiais didáticos e pedagógicos e equipamentos de tecnologia assistiva para atenderem às especificidades pedagógicas dos estudantes da educação especial, matriculados em classes comuns das escolas públicas municipais.