29/09/2023

Programa Se Cuida Mulher 40+ será lançado dia 2 de outubro

O programa "Se Cuida Mulher 40+", que tem por objetivo abordar questões essenciais de saúde e bem-estar para mulheres com mais de 40 anos, especialmente sobre climatério e menopausa, será lançado pela Prefeitura de Uberaba no dia 2 de outubro, segunda-feira.

A abertura oficial do programa será feita pela prefeita Elisa Araújo, em seguida, a ginecologista Mônica Giacometo, também conhecida como “Dra Semcensura”, ministra palestra com o tema "Desvendando a Menopausa: Um Novo Capítulo na Vida da Mulher". O evento será no anfiteatro da Prefeitura, às 17h. Servidoras e público em geral estão convidados.

A programação também inclui a Caravana "Se Cuida Mulher 40+", que entrará em circulação buscando promover a conscientização sobre questões de saúde e oferecer apoio às mulheres, especialmente as que estão acima dos 40 anos. As equipes multidisciplinares, compostas por psicólogos, médicos, enfermeiras e nutricionistas, estarão empenhadas em oferecer atendimento de qualidade a esse público.

A Caravana vai percorrer as comunidades rurais de Uberaba, feiras livres e empresas, contemplando ainda as mulheres da Varrição Social. A programação inclui uma série de ações educativas e de cuidado, incluindo a entrega de requisições para mamografias; aferição da pressão arterial; testes de glicemia; testes rápidos para HIV, Hepatite B e C e Sífilis, e encaminhamento para agendamento de exame Papanicolau.

No dia 18, está programado um bate-papo com as mulheres sobre “Menopausa e empreendedorismo - O poder do autocuidado", a partir das 9h, no Anfiteatro da Prefeitura. O evento tem como convidadas a fundadora da Associação Menopausa Feliz, Adriana Ferreira, a atriz e humorista Ângela Dip e a ginecologista Mônica Giacometto.

Já no dia 27, às 14 horas, a endocrinologista Elisabete Mantovani profere palestra com o tema “Mulher do início ao fim”, no anfiteatro da Prefeitura. O evento é aberto a servidoras e público em geral. O encerramento das atividades está programado para o dia 29, domingo, das 8h às 12 horas, na Feira da Abadia, com a presença da prefeita Elisa Araújo.

O programa tem como realizadores, a Chefia de Gabinete e as Secretaria de Saúde, de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, além da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Funel). O “Se Cuida Mulher 40+ também integra a Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama e colo do útero.

*Ação –*Neste domingo, 1º de outubro, a Funel estará no Complexo Esportivo Professor Murilo Pacheco de Menezes, onde será realizada a “Corrida Rústica 12 Guerreiras”, divulgando o programa “Se Cuida Mulher 40+”. A largada está programada para as 7h, com a premiação ocorrendo às 8h30.

Secretaria Especial de Comunicação