12/09/2023
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau) publicou, no Porta-Voz desta segunda-feira (11), alterações no edital do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar para o mandato 2024/2027. As mudanças atendem recomendações do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).
Conforme a retificação, o eleitor poderá votar, no máximo, em cinco candidatos a conselheiro tutelar no dia 1º de outubro, e não mais até 15. Ao final do processo, os 15 mais votados serão eleitos e divididos, alternadamente, entre os três conselhos tutelares, ficando os demais como suplentes.
Além disso, a eleição ocorrerá em três locais de votação, das 8h às 17h. Antes, a votação estava prevista para ser realizada na Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI). O zoneamento do eleitorado, conforme os lugares de votação, será divulgado posteriormente pelo Comdicau.
A seleção dos novos membros do Conselho Tutelar é dividida em quatro etapas: inscrição, prova de aferição de conhecimento, avaliação psicológica e eleição dos habilitados por meio de voto direto.
Poderão votar, no dia 1º de outubro, todos os cidadãos maiores de 16 anos inscritos como eleitores em Uberaba e em situação regular. Os novos membros dos três conselhos tutelares tomarão posse em janeiro de 2024.
Secretaria Especial de Comunicação