06/09/2023

Concurso do Magistério: Educação divulga edital com retificação para cargo de professor de português

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou, no Diário Oficial do Município, desta terça-feira (5), uma retificação do edital do concurso público, que tem por objetivo o preenchimento de 875 vagas destinadas a cargos do magistério.

Dentre as alterações, o novo documento estabelece que professores graduados em licenciatura plena em Letras/Língua Portuguesa, Letras/Língua Inglesa e Letras/Língua Estrangeira tenham os mesmos direitos de concorrer à função de professor de educação básica dos anos finais do ensino fundamental.

"Desde que o edital do concurso do magistério foi publicado, recebemos vários questionamentos da população e demandas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro sobre a possibilidade de estender a formação em Letras para outras especialidades além do inglês. Nossa gestão é participativa e, por isso, os pedidos foram atendidos”, declarou o secretário de Educação, Celso Neto.

Com a ampliação dos novos critérios do edital, o cargo de professor de educação básica dos anos finais do ensino fundamental passou a ter vagas divididas para cada uma das diferentes formações, sendo oito para os graduados em Letras/Língua Inglesa e quatro vagas para os habilitados em Letras/Língua Portuguesa e Letras/Língua Estrangeira.

Para Celso Neto, essa é uma forma de adequar as necessidades do Município com as da população. “A alteração acontece para que possamos abranger a maior quantidade possível de candidatos, nesse que é um dos maiores concursos da Educação dos últimos tempos em Uberaba”, declarou o titular da Pasta.

As inscrições para o certame estarão abertas a partir da próxima semana, de 13 de setembro a 13 de outubro, no site do IBGP – Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa. Os candidatos serão submetidos à aplicação de provas, com realização prevista para 5 de novembro de 2023.

A retificação do edital pode ser consultada na íntegra no site: http://novo.ibgpconcursos.com.br/).